Ferramenta de validação remota permite recorde de adesões ao CNH Digital

CNH Digital pelo celular atinge um milhão de usuários no Brasil

A Carteira Nacional de Habilitação Digital (CNH Digital) alcançou a marca de mais de um milhão de motoristas brasileiros que utilizam o documento eletrônico. O novo recurso de validação remota, lançado no dia 20 de dezembro, contribuiu para um pico de 60% em adesões nas últimas três semanas. A ferramenta traz a praticidade do condutor obter o documento digital no próprio app sem a necessidade de comparecer ao posto de atendimento do Detran ou usar a certificação digital. São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás foram os Estados com o maior número de CNHs digitais, com respectivamente 223 mil, 76 mil e 70 mil.
A versão digital da CNH, lançada em abril de 2018 em todo o Brasil, foi desenvolvida pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) para o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). O documento eletrônico está disponível gratuitamente no app Carteira Digital de Trânsito para celulares Android e iOS (iPhone). No aplicativo, o usuário também pode ter acesso à versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), disponível para Amapá, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rondônia e Sergipe.
A carteira em formato digital segue válida apenas para documentos emitidos a partir de maio de 2017, com QR Code impresso no verso. A tecnologia já pode ser usada por 27 milhões de motoristas brasileiros de um total de 60 milhões de condutores do país. Também é possível usar a versão digital como identidade para embarques aéreos domésticos e identificação em órgãos públicos. Além disso, a versão em PDF tem valor de uma cópia autenticada em cartório.
Como cadastrar e usar a CNH Digital
Para obter a versão digital da CNH, o primeiro passo é baixar o app Carteira Digital de Trânsito” no Android ou iOS (iPhone). Em seguida, preencha seus dados pessoais (CPF, nome completo, data de nascimento e e-mail) e cria uma senha. Depois, aceite os Termos de Responsabilidade e acesse o link enviado para o e-mail cadastrado para ativar a sua conta.
Digite seu CPF e senha para acessar a conta, escolha a opção "CNH Digital", depois "Validação pelo celular" e, por fim, "Validar utilizando o celular". Na próxima etapa, autorize o acesso do app à câmera do seu aparelho ao tocar em "Conceder acesso". Feito isso, escaneie o QR Code impresso no verso da CNH.
Em seguida, é necessário confirmar a identidade do motorista com a biometria facial por meio de movimentos, como fechar o olho esquerdo e dar um sorriso. Por último, informe o número de telefone celular e crie uma senha de quatro dígitos para digitar toda vez que acessar o documento. A versão digital pode ser obtida mesmo sem conexão à Internet.
Vantagens da CNH Digital
É possível emitir o documento por meio do app com o uso de QR Code impresso na carteira física, além de utilizar câmera do aparelho para realizar o reconhecimento facial do condutor. Assim, a ferramenta contribui para a praticidade de não precisar comparecer ao posto de atendimento do Detran. Ou seja, todo o procedimento pode ser feito por meio do seu smartphone ou tablet. Além disso, o motorista tem a facilidade de acessar a versão digital sem conexão à Internet e usá-la como identidade em diversão ocasiões.
Fonte: TechTudo
A.M

Outras Notícias

Chegada do homem à lua é homenageada em selo

Neste sábado (20), os Correios lançam a emissão comemorativa em homenagem à chegada do homem à lua. Serão realizados ...

Golpe virtual promete pagamento do 13º salário do Bolsa Família para beneficiários

Um novo golpe, veiculado por meio de mensagens no aplicativo WhatsApp, promete a liberação instantânea do décimo terc...

Governo proíbe venda de seis marcas de azeite de oliva no Brasil

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento proibiu a venda de azeites de oliva de seis marcas após a fisca...

Mega-Sena, concurso 2.163: ninguém acerta e prêmio acumula em R$ 10 milhões

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.163 da Mega-Sena, realizado na noite desta quarta (26) em São Paulo. O ...