Foto:Bombeiros de SC em Brumadinho (atualização)

Bombeiros de Joaçaba vão compor Força-Tarefa em Brumadinho

Bombeiros do 11º Batalhão de Joaçaba irão compor, a partir da próxima terça-feira (12), a terceira equipe que atuará em Brumadinho/MG. A equipe, composta pelo 1º tenente Franz (Capinzal), soldado Cheine (Herval d’Oeste) e pelo soldado Rodrigues (Joaçaba) vai se juntar a militares integrantes das Forças-Tarefa do 5º Batalhão (Lages), 3º Batalhão (Blumenau) e do 14º Batalhão (Xanxerê).

Ao todo, a equipe composta por 10 bombeiros militares se integrará ao Sistema de Comando de Operação já instalado no local e trabalhará sob a coordenação do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.

“Os militares da 3ª equipe encontram-se nos preparativos dos materiais necessários para que, de forma autônoma, possam permanecer em atuação por até 8 dias com suas barracas, pastilhas para purificação de água e rações operacionais para alimentação”, explicou tenente Franz.

A solicitação do Governo Mineiro foi atendida imediatamente pelo governador Carlos Moisés, que solicitou ao Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) que providenciasse equipes para auxiliar à corporação mineira.

Atualmente, o Corpo de Bombeiros de Santa Catarina possui uma Força-Tarefa composta por 14 equipes espalhadas por todo o Estado com bombeiros treinados para atuar em inundações e enxurradas, quedas de aeronaves, desastres eólicos, estruturas colapsadas e rompimento de barragens.

“No caso de Brumadinho, uma das maiores dificuldades iniciais foi a inconsistência do terreno devida a baixa densidade do solo, que dificulta os deslocamentos tanto das equipes quanto dos Binômios (cão de busca e seu tutor). Santa Catarina é referência nacional no treinamento de cães de busca, possuindo diversos cães com certificação internacional”, destacou o oficial.

Fonte: Comunicação Social do 11º BBM
Caco da Rosa

Outras Notícias

Homem morre após caminhão com placas de Capinzal sair de pista na BR-470 em Pouso Redondo

Um homem morreu após um caminhão com placas de Capinzal sair de pista. O acidente ocorreu por volta das 17h35min dest...

Duas pessoas são presas por comércio ilegal de cigarros

Durante a quinta-feira (11), a Polícia Militar de Santa Catarina deflagrou a Operação Varejo II em todo o Estado. A ...

Município de Luzerna registra segundo caso de gripe H1N1

O município de Luzerna registrou o segundo caso de gripe H1N1. A informação foi repassada à imprensa na tarde desta s...

Carro do CRAS de Luzerna capota após colisão e mata paciente

Uma pessoa morreu em um grave acidente registrado por volta das 14h30min desta quinta-feira (11) no acesso Egídio Poz...