Novo comando dos Bombeiros quer parcerias para manutenção de postos guarda-vidas

O coronel Edupércio Pratts assume oficialmente nesta quinta-feira (7) o comando-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. No subcomando estará o coronel Charles Vieira. Ambos tomam posse às 10h30min e já estabeleceram como foco quatro pontos principais.

O mais atual deles trata-se do reforço das ações da operação Veraneio. Os novos comandantes querem fazer parcerias público-privadas para a manutenção dos postos de guarda-vidas do litoral catarinenses. A medida já é colocada em prática em cidades como Itapema e Navegantes.

Pratts lembra que o custo para recuperação das estruturas, constantemente depredadas por vândalos, é elevado. Com as parcerias, empresas cuidariam destes locais e poderiam explorá-los com publicidade. Da mesma forma, segundo o novo comando-geral, a intenção é levar essa iniciativa para ações em rios e lagos no interior de Santa Catarina onde não há cobertura de guarda-vidas.

– Precisamos potencializar os cuidados nos rios e lagoas. Percorremos e sabemos onde ficam estes locais. Agora precisamos sinalizá-los. Uma das ideias é criar barreiras dentro da água com bóias para evitar acidentes – explicou Vieira.

O segundo ponto dentro dos focos de trabalho do novo comando-geral é o de efetivo. Pratts garante que o governador Carlos Moisés sinalizou para a contratação de soldados ainda em 2019. Há 292 excedentes do último concurso prontos para começarem a formação. O processo seletivo tem validade até o próximo mês, mas será prorrogado para março de 2020.

Como terceira meta entre as principais, os comandantes querem digitalizar todo o processo de vistoria e emissão de alvará. Uma das ideias é fazer tudo online, sem a necessidade do protocolo em papel na sede dos bombeiros.

Por fim, o quarto e último ponto de destaque é a atenção com projetos sociais, como por exemplo o Bombeiro Mirim. Pratts e Vieira vão procurar o secretário de Educação, Natalino Uggioni, para incluírem no currículo dos alunos da rede estadual aulas da atividade, assim como ocorre com o Proerd, da Polícia Militar.

NSC TOTAL
A.M

Outras Notícias

Oito cidades de Santa Catarina terão provas do Concurso Público Nacional Unificado

Terminam nesta sexta-feira (9/2) as inscrições para o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) e até agora 1,5 milh...

Santa Catarina vai reativar Escola de Conselhos

Santa Catarina vai reativar a Escola de Conselhos, órgão responsável pela formação de conselheiros tutelares e profis...

IPVA 2024 em Santa Catarina inicia nesta quarta-feira 10/01

O Governo estadual de Santa Catarina divulgou nos últimos dias as datas para o IPVA 2024, com os vencimentos começand...

DERRETIMENTO DE CALOTAS DE GELO ACENDE ANTIGO ALERTA PARA COSTA DE SC; ENTENDA

O degelo na Antártica atingiu o maior nível desde 1979, apontou uma pesquisa divulgada pelo NSIDC (Centro Nacional de...