Corpo de Bombeiros Militar tem novo Comando-Geral

Corpo de Bombeiros Militar tem novo Comando-Geral

Os Coronéis BM Edupércio Pratts e Charles Vieira assumiram, na manhã desta quinta-feira, 07, o Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), em Florianópolis. A ocasião, que contou com a presença do governador do Estado, Carlos Moisés, também foi marcada pela posse dos coronéis BM Daniel Fernandes, como Chefe do Estado-Maior Geral e Júlio César da Silva, como Corregedor-Geral.

Os novos comandantes já estabeleceram foco em quatro pontos principais de atuação. Para atuação à curto prazo, como reforço nas ações da Operação Veraneio, atração de parcerias público-privadas para a instituição, desenvolvimento dos projetos sociais, além de ações alinhadas com o Governo, como a contratação de efetivo para a corporação e a digitalização de processos.

O Subcomandante-Geral, Coronel BM Charles Vieira, terá a missão de atuar diretamente com a parte operacional e terá desafios para 2019. Sobre o que pode melhorar em relação ao trabalho operacional e eficiência dos bombeiros, o Coronel declarou que a instituição é bem reconhecida no estado e no Brasil. “Sempre temos coisas a fazer que podem melhorar e elevar a qualidade do serviço prestado à sociedade. Temos que aumentar nosso efetivo, pois isso irá potencializar o serviço lá na frente, além de realizar cursos em diversas atividades. Na área da força tarefa, que está em Brumadinho, por exemplo, pensamos em fazer um curso único para que tenhamos cada vez mais pessoas prontas para essas missões” declarou o Subcomantante.

A solenidade também foi a despedida do Coronel BM João Valério Borges, que não só deixou o Comando-Geral da instituição, como também passou para a reserva da corporação.


A respeito do Comando no CBMSC, o Coronel BM João Valério Borges declarou ter sido um ano de trabalho promissor. “Me sinto feliz por ter chegado ao final da minha carreira no cargo de Comandante Geral da corporação e por ter dirigido a instituição neste período. Acredito que tenha sido um ano muito promissor, no qual conseguimos conquistas importantes para a corporação. Saio com a consciência de dever cumprido e feliz por ter colaborado com a minha instituição. A troca de Comando é algo importante, que traz novas ideias, mudanças e alterações que fazem a corporação crescer ainda mais. O Coronel substituído também acredita que o novo Comandante tem todos os predicados necessários para comandar a corporação. “O Coronel Edupércio é um profissional antigo, que conhece todas nossas estruturas e tem competência suficiente para comandar a corporação e fazê-la crescer. Acredito que a corporação estará em boas mãos” afirmou o antigo Comandante.


Sobre o Comandante-Geral:

O Coronel BM Edupércio Pratts é graduado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), pós graduado em Administração de Segurança Pública e Gestão de Serviços de Bombeiros pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul).

Ingressou na carreira Militar no Estado de Santa Catarina no ano de 1984, passando pelo curso de formação de Oficiais, além do curso de Especialização de Bombeiro para Oficiais. No CBMSC atua como piloto do Batalhão de Operações Aéreas (BOA), foi diretor de Ensino, comandante da 1ª Região, chefe do Estado Maior Geral, chefe do Controle Interno.



Sobre o Subcomandante-Geral:

O Coronel BM Charles Alexandre Vieira é bacharel em Administração de Recursos Humanos, pela Faculdade Borges de Mendonça, pós graduado em Administração de Segurança Pública pela Unisul, além de especialista em Administração Pública pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

Ingressou na carreira militar no Estado de Santa Catarina em 1990, passando pelo curso de formação de Oficiais.

Na instituição foi diretor de Ensino, comandante do Batalhão de Itajaí, comandante de Pelotão em Orleans e São Bento do Sul, comandante da 3ª CIA de Bombeiros Militar em Florianópolis, subcomandante do 1º BBM em Florianópolis, chefe da divisão de Engenharia Contra Incêndio e Pânico, da Diretoria de Atividades Técnicas, comandante da Academia de Bombeiros Militar, além de comandante do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças. Atuou ainda como Ajudante de Ordens do Secretário de Segurança Pública.

Ao final da cerimônia, um banho de batismo inédito: o Governador do Estado, Carlos Moisés, que também é Coronel BM RR do Corpo de Bombeiros Militar, promoveu o tradicional ato que marca a transição de uma nova etapa na vida dos profissionais do CBMSC.


Confira a galeria completa de fotos do fotógrafo Soldado BM Jackson Jacques acessando clicando aqui.

https://photos.google.com/share/AF1QipPw-XHbujL9_ajYiPcDFK8JqBHcN5pfm9biMZE4FSORSmDxZxhc4sSjratX_ZEhvQ?key=UDNCUnNPODFFaXBZckdsTzhkZEVKNl9idEptXzZB


Texto: Melina Cauduro – Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Segurança Pública. Fotos: Soldado BM Jackson Jacques
Informações para Imprensa: Tenente BM Ian Triska - (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social do CBMSC


Fotos

Outras Notícias

Oito cidades de Santa Catarina terão provas do Concurso Público Nacional Unificado

Terminam nesta sexta-feira (9/2) as inscrições para o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) e até agora 1,5 milh...

Santa Catarina vai reativar Escola de Conselhos

Santa Catarina vai reativar a Escola de Conselhos, órgão responsável pela formação de conselheiros tutelares e profis...

IPVA 2024 em Santa Catarina inicia nesta quarta-feira 10/01

O Governo estadual de Santa Catarina divulgou nos últimos dias as datas para o IPVA 2024, com os vencimentos começand...

DERRETIMENTO DE CALOTAS DE GELO ACENDE ANTIGO ALERTA PARA COSTA DE SC; ENTENDA

O degelo na Antártica atingiu o maior nível desde 1979, apontou uma pesquisa divulgada pelo NSIDC (Centro Nacional de...