Prefeitura ouve moradores em consulta pública sobre construção de creche

No encontro dirigido por Giovani Meneghel, Secretário de Administração e Finanças nesta quinta-feira (07), a situação que envolve a construção da nova creche na rua Boa Vista em Piratuba, foi explicada.

Usando uma planilha, a equipe de administração, mostrou todo o andamento do processo, desde que o convênio foi assinado em 2011. Daquela época até agora, a proposta foi aditivada nove vezes. O primeiro impasse foi que houve desmoronamento no terreno.

Para estabilizar a área, na época a prefeitura construiu um muro no local da terraplanagem. Só que agora, no momento em que as obras foram retomadas, descobriu-se que com a contenção, o espaço não comporta o projeto. Isso porque em um dos aditivos do convênio, feito em 2016, assinado pelo município e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – (FNDE), que é de onde vem o recurso, houve alterações no modelo do projeto.

Para resolver o problema, uma das alternativas foi procurar uma nova área pública, só que nenhum dos espaços urbanos, oferece a medida mínima, que é de 70 x 40 metros. A equipe técnica da prefeitura, explicou a comunidade que o projeto segue um padrão adotado pelo FNDE e encontra dificuldades para discutir alternativas com o fundo nesse período de transição do governo.

A prefeitura ouviu a comunidade e apresentou a possibilidade da obra sair em uma área que integra o Parque de Eventos na região do acesso Sul da cidade. Mas alguns moradores pensam que a melhor alternativa seria sentar com a equipe técnica do FNDE em Brasília para negociar uma mudança no projeto. O receio da prefeitura é de que o pouco prazo para executar a obra que está a cerca de sete anos sendo protelada por aditamentos, faça com que o município perca os recursos e fique sem a creche.

Ao final do encontro ficou decidido que o município vai continuar as tentativas para reunir-se com FNDE e tentar alteração do projeto. Ao mesmo tempo, trabalhar com a possibilidade real da obra ser executada fora do perímetro urbano, já que os participantes da reunião foram unânimes em afirmar que o município não pode perder os recursos do convênio.

Ernoy Matiello

Outras Notícias

Fininho é o novo técnico da AEP Termas de Piratuba Futsal

O ex-jogador de Futsal, Paulo Sérgio Lira Goés, conhecido como Fininho, é o novo treinador da AEP Termas de Piratuba ...

Profissionais da saúde recebem treinamento sobre dengue em Piratuba

Febre alta de início inesperado, seguido de cefaleia, náuseas, vômitos, além de dores abdominais. Estes são os primei...

Serginho Schiochet não é mais técnico da AEP Piratuba

O técnico Serginho não está mais no comando da AEP Termas de Piratuba Futsal. A saída foi confirmada pela diretoria d...

19ª Edição da Festa Cabocla de Zonalta acontece dia 05 de maio

O evento surgiu entre amigos da família Vargas e Beloto, entre outros incentivadores, na tentativa de manter os costu...