Doze homens e uma cadela da raça labrador seguirão para MG na noite desta terça-feira (12). Barragem se rompeu em 25 de janeiro.

Bombeiros de SC enviam 3ª equipe para ajudar nas buscas de vítimas da tragédia em Brumadinho

O Corpo de Bombeiros de Santa Catarina envia nesta terça-feira (12) a terceira equipe do estado a Brumadinho, em Minas Gerais, para ajudar nas buscas por vítimas da tragédia provocada pelo rompimento da barragem da mineradora Vale na cidade. São 12 homens e uma cadela da raça labrador.

A barragem se rompeu em 25 de janeiro. Brumadinho fica na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Pelo menos 165 pessoas morreram e outras 155 estão desaparecidas.

Trabalho in loco

A terceira equipe de bombeiros catarinenses deve chegar por volta das 20h30 desta terça a Brumadinho. A força-tarefa vai substituir os homens e cães que estão atualmente trabalhando no local.
Conforme a corporação, os bombeiros catarinenses estão atuando em áreas onde houve deslizamentos.

“Desde 2008, a corporação vem criando mecanismos para preparar homens e cães para o enfrentamento a esse tipo de desastre. Essa é uma grande oportunidade da gente colocar em prova tudo aquilo que viemos fazendo, nossas técnicas, o nosso preparo", afirmou o tenente-coronel Walter Parizotto, comandante do Corpo de Bombeiros de Xanxerê, no Oeste.

Desde 30 de janeiro, a corporação envia equipes a Brumadinho. A primeira teve 10 homens e quatro cães e a segunda, 11 bombeiros e dois cachorros labradores.

Desta vez será enviada a cadela Zaara. A escolha pela raça labrador é devido ao olfato e temperamento dócil, conforme os bombeiros. A procura com o cão possibilita que os socorristas façam o procedimento de retirada de uma vítima no local correto.

A corporação também informou que o envio de equipes a Minas Gerais não prejudica o atendimento em Santa Catarina, inclusive na Operação Veraneio.

Bombeiros de SC atuam na busca por vítimas em Brumadinho (MG) — Foto: Centro de Comunicação Social - CBMSC/Divulgação

Fonte: G1/SC

Fotos

Outras Notícias

Oito cidades de Santa Catarina terão provas do Concurso Público Nacional Unificado

Terminam nesta sexta-feira (9/2) as inscrições para o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) e até agora 1,5 milh...

Santa Catarina vai reativar Escola de Conselhos

Santa Catarina vai reativar a Escola de Conselhos, órgão responsável pela formação de conselheiros tutelares e profis...

IPVA 2024 em Santa Catarina inicia nesta quarta-feira 10/01

O Governo estadual de Santa Catarina divulgou nos últimos dias as datas para o IPVA 2024, com os vencimentos começand...

DERRETIMENTO DE CALOTAS DE GELO ACENDE ANTIGO ALERTA PARA COSTA DE SC; ENTENDA

O degelo na Antártica atingiu o maior nível desde 1979, apontou uma pesquisa divulgada pelo NSIDC (Centro Nacional de...