De acordo com a Defesa Civil ação será realizada neste mês de março e a previsão é de 136 estruturas sejam vistoriadas.

Barragens de Santa Catarina serão fiscalizadas para identificar riscos

As barragens de Santa Catarina vão passar por uma fiscalização durante este mês de março para identificar possíveis riscos. O trabalho será feito pelo Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CIGERD). A previsão é de 136 estruturas sejam vistoriadas.

Segundo a Defesa Civil, as ações preventivas se intensificam com a atualização de informações sobre as estruturas no Estado. As visitas serão feitas pelos coordenadores regionais que farão a coleta de dados.

Será analisado se há um plano de ação de emergência (PAE). Além disso, será feita a cópia deles para que a efetividade do projeto também seja avaliada. Será verificada ainda, a preparação das comunidades para a execução.

Conforme a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros Militar também está finalizando uma norma técnica de segurança sobre o assunto.

Ainda de acordo com a Defesa Civil, quanto à destinação do uso da barragem existe um órgão federal específico que fiscaliza a estrutura.

No caso de captação de água para consumo humano, animal ou agricultura é responsabilidade da Agência Nacional das Águas (ANA).

As estruturas para o descarte de minério ficam a cargo da Agência Nacional de Mineração (ANM) e as estruturas usadas para a produção de energia elétrica ficam subordinadas a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

G1SC
A.M

Outras Notícias

Oito cidades de Santa Catarina terão provas do Concurso Público Nacional Unificado

Terminam nesta sexta-feira (9/2) as inscrições para o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) e até agora 1,5 milh...

Santa Catarina vai reativar Escola de Conselhos

Santa Catarina vai reativar a Escola de Conselhos, órgão responsável pela formação de conselheiros tutelares e profis...

IPVA 2024 em Santa Catarina inicia nesta quarta-feira 10/01

O Governo estadual de Santa Catarina divulgou nos últimos dias as datas para o IPVA 2024, com os vencimentos começand...

DERRETIMENTO DE CALOTAS DE GELO ACENDE ANTIGO ALERTA PARA COSTA DE SC; ENTENDA

O degelo na Antártica atingiu o maior nível desde 1979, apontou uma pesquisa divulgada pelo NSIDC (Centro Nacional de...