Serviço de silagem da secretaria de Agricultura, já atendeu 50% dos agricultores piratubenses

O clima colaborou e a produção de milho destinado à forragem têm surpreendido produtores rurais e técnicos do setor em Piratuba. A informação é de Leandro Borges da Silva, responsável pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente do município: “A safra tem apresentado boa produção e excelente média de rendimento por hectare, o que representa alimentação de boa qualidade nutritiva e em quantidade suficiente para atender a demanda do agricultor”, afirma Borges da Silva.

Outra vantagem do setor segundo o gestor agrícola é que a secretaria tem vencido as demandas apresentadas para o atendimento: “Estamos trabalhando com 8 tratores e o esforço dos operadores, combinado com nossa logística e jornada de trabalho que na maioria das vezes ultrapassa as oito horas diárias, tem deixa do os agricultores bem atendidos”, diz.

Seguindo dados do setor, pelo menos 450 propriedades são atendidas anualmente pelo serviço no município. O trabalho que vai até final de maio, já beneficiou 50% dos agricultores, só nesta etapa.

Uma das propriedades atendidas é a do seu Lindiomar de Oliveira, que fica no Lageado Mariano. Este ano o produtor decidiu produzir 250 sacas de foragem. São cerca de 80 toneladas do produto. O alimento é suficiente para alimentar o plantel leiteiro do produtor, por pelo menos um ano. “Eu tenho 10 vacas de leite e mais alguns terneiros de corte e um touro, pelos meus cálculos, vai ser suficiente”, garante Oliveira.

A silagem é um alimento volumoso, usado principalmente para bovinos. Na época seca ela pode substituir o pasto. Na engorda em confinamento ela é usada junto com os grãos e farelos, segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – (EMBRAPA). O método que é bem conhecido nas propriedades rurais do município, consiste na transformação de plantas como o milho o sorgo em forragem verde, que é conservada por meio de um processo de fermentação anaeróbica, armazenadas em silos, montados com lona vedada, para que haja a fermentação.

O valor nutritivo da silagem é semelhante ao da forragem verde recém produzida, o que segundo a Secretaria da Agricultura, em Piratuba, o apoio a produção deste alimento, tem fortalecido a produção de leite, o que representa importante incremento na agregação de renda da pequena propriedade.

O caso da propriedade da família Oliveira é um recorte da realidade em que o produtor afirma estar satisfeito com o atendimento dispensado pela Agricultura. De acordo com Leandro Borges da Silva, para o agricultor ser atendido, basta agendar o serviço, que demora em média 12 dias: “Tivemos um período de chuvas, que atrapalhou o andamento trabalho e pra compensar passamos a atender nos fins de semana e prolongar a jornada de trabalho”, garante o gestor.

A previsão do setor é de que até o final da safra, todos os agricultores sejam atendidos pelo serviço, considerado eficiente e de grande importância para o crescimento do segmento leiteiro em Piratuba.

Ernoy Mattiello

Outras Notícias

Sicoob Crediauc abre inscrições para o Fundo Social 2024

O Sicoob Crediauc abriu as inscrições para os projetos que irão constar na edição 2024 do Fundo Social da cooperativa...

Jovem morre ao cair de moto no interior de Piratuba

O condutor de 27 anos de uma Honda/CB 300, placa de Piratuba, morreu em uma saída de pista. A suspeita é que ele tenh...

Linha São Paulo receberá treinamento simulado através do Consórcio Machadinho e Defesa Civil

O Consórcio Machadinho inicia, nos próximos dias, a última e mais importante etapa das suas ações preventivas nas áre...

Município de Ipira adquire veículo para a secretaria de educação

O município de Ipira, por meio da SED – Secretaria de Educação – adquiriu nos últimos dias um veículo Onix Plus LTZ 0...