Foto: Reprodução WhatsApp

Secretária se manifesta sobre boatos de ataque em escolas de Capinzal

Boatos de um suposto ataque em escolas de Capinzal colocou em pânico, nesta semana, pais de alunos, estudantes e mobilizou órgãos de segurança pública.

Tudo começou com mensagens repassadas através de aplicativo de celular dando conta de que suposta ação semelhante à ocorrida em escola de Suzano, no interior de São Paulo, poderia ocorrer na escola municipal Viver e Conhecer e na escola de educação básica Belisário Pena.Muito preocupados com os boatos, pais impediram que filhos fossem à escola e até mesmo estudantes não quiseram ir ao colégio por receio.

Na manhã desta quinta-feira (28) a secretária de Educação, Cultura e Esporte de Capinzal, Veranice Lovatel, concedeu entrevista à Rádio Barriga Verde falando sobre o caso.A secretária confirma a existência do boato e destaca que, assim que tomou conhecimento desses boatos de possível ataque em escolas da rede municipal de ensino de imediato houve uma mobilização para garantir a segurança dos alunos."Houve sim alguns boatos de que teria alguns problemas envolvendo a escola Viver e Conhecer e Belisário Pena.

Então nós estamos verificando os fatos, ouvindo alunos, vendo o que tem de postagem e na verdade o que aconteceu foi que dois alunos da escola São Cristóvão, informação que a gente tem, entraram na escola Viver e Conhecer para procurar uma irmã. Então a gente ficou na dúvida, o que realmente eles estariam fazendo? Após isso uma de nossas alunas acabou colocando que eles iriam fazer alguma coisa e tal e divulgou isso na rede e hoje a gente sabe que quando cai na rede se espalha e sai muita inverdade, é como um telefone sem fio, começa de um jeito e termina de outro", comenta.

Veranice reitera que a secretaria está tentando acalmar os pais que vieram procurar a escola. "A gente está com alerta máximo. Foi acionada a Polícia Militar para intensificar as rondas ostensivas nos estabelecimentos de ensino. O Conselho Tutelar também foi comunicado a fim de interligar as informações com outras escolas", ressalta.Segundo Veranice, as escolas estão com um único portão aberto, com pessoas vigiando e monitorando as câmeras. "Acreditamos que foi uma brincadeira. Um dos alunos acabou divulgado coisas e que repercutiu em tudo isso. Quem entrou na escola já foi descoberto. As medidas já estão sendo tomadas. A gente pede que a população tente entender, tente se acalmar", recomenda.

Veranice pontua que a dupla entrou na escola pulando uma das grades e que a porta do ginásio de esportes estava aberta. "Mas eles não tiveram contato com os alunos, apenas circularam na escola. As escolas estão providenciando boletim de ocorrência policial", assegura. Veranice frisa que houve uma fala que correu na rede, de um aluno, foi circulando para os outros e tomou a proporção que chegou. "Nós estamos em conversação constante com os pais. Todo boato tem que ser investigado.E nem todo boato é verdadeiro. Pelo o que apurei até o momento foi infelicidade de alguém que colocou isso e está tendo essa repercussão toda. Qualquer informação pode ser repassada à escola que está reunindo informações para registro da ocorrência policial", conclui.

Rádio Barriga Verde

Outras Notícias

Sicoob Crediauc lança campanha de aniversário com um show de prêmios

O Sicoob Crediauc que vai completar quatro décadas de existência no dia 8 de novembro do corrente ano, lançou no dia ...

Criança de 9 anos vai parar no hospital após ser mordida por cão de vizinha

Uma criança de 9 anos precisou de atendimento médico após ser mordida por um cachorro, no bairro Jardim Bela Vista, e...

Ação policial resulta na apreensão de 445 kg de cocaína e prisão de 5 homens em SC

Uma operação policial conjunta entre a Polícia Militar (PM) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu cerca de 4...

Homem que foi decapitado em SC é identificado; entenda o caso

A cabeça encontrada em frente à porta de um escritório na última sexta-feira (1º) em Araquari, no Norte catarinense, ...