Deputados recebem demandas regionais durante Audiência Pública em Capinzal

Foi realizada na manhã desta sexta-feira (29) no Centro Educacional Prefeito Celso Farina, em Capinzal, Audiência Pública com deputados federais e estaduais, eleitos em 2018. Estiveram presentes os deputados Altair Silva (PP), Celso Maldaner (MDB), Ivan Naatz (PV), Neodi Saretta (PT), Nilson Berlanda (PR), Marcos Vieira (PSDB), Romildo Titon (MDB) e Valdir Cobalchini (MDB).

O evento foi organizado pelas Câmaras de Vereadores de Capinzal, Ouro, Lacerdópolis, Zortéa, Piratuba e Ipira, contou ainda com a participação dos vereadores e prefeitos dos seis municípios, entidades representativas e comunidade em geral.

O presidente do legislativo capinzalense, vereador Renato Marcelo Markus (PR), propositor da audiência, fez o pronunciamento de abertura do evento e agradeceu todos os deputados que atenderam o convite feito pessoalmente na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC).

No segundo momento foram apresentadas as principais reivindicações, definidas em reuniões temáticas entre os vereadores dos seis municípios e entidades representativas. São mais de trinta, uma das mais importantes da comunidade regional é à revitalização da SC-150 entre Capinzal e Piratuba. Cada deputado presente recebeu uma cópia e aqueles que não puderam comparecer irão receber, assim como o Governo Estadual e Federal.

Demais reivindicações:

Manutenção permanente e conclusão da SC-467 entre Ouro e Jaborá; adequação da SC-150 entre Santa Bárbara e São Carlos (Lacerdópolis); construção do trevo da SC-467 e SC-150 próximo ao Oratório Caravágio (Ouro); melhorias no trevo da SC-390 com SC-153 em Concórdia; manutenção da ponte que liga Santa Catarina e Rio Grande do Sul na BR-153, entre Concórdia e Marcelino Ramos; pavimentação asfáltica de estradas rurais; ampliação do aeroporto regional de Joaçaba; valorização da agricultura e maior incentivo a classe; inclusão do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) compra direta do produtor rural; mais recursos para estruturação das áreas da saúde e educação; reforma e ampliação da escola Prefeito Silvio Santos de Ouro; conclusão do centro cirúrgico do Hospital Nossa Senhora das Dores, novos equipamentos e mais especialistas; Governo mantenha o repasse de 15% dos recursos da Lei do FES (Fundo Estadual da Saúde); repasse De recursos para o CAPS, Rede Feminina de Combate ao Câncer; ampliação do horário de atendimento do Hemocentro Regional de Joaçaba; implantação da Delegacia de Proteção a Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCAMI); construção da nova sede da Polícia Militar, aumento de efetivo, concurso regionalizado, novas viaturas e equipamentos; câmeras de videomonitoramento para a região; investimentos na melhoria do sistema de distribuição de energia elétrica; internet e telefonia fixa de melhor qualidade para os loteamentos mais afastados e comunidades do interior; agilidade na emissão de licenças ambientais e aumento de profissionais no IMA (Instituto do Meio Ambiente); incentivo para micro em pequenas empresas; novas linhas de crédito do Governo do Estado para os municípios; aumento do FPM (Fundo de Participação dos Municípios); antidumping das importações; políticas de prevenção; atenção as políticas sociais aos imigrantes; atenção quanto a destinação correto do lixo urbano; maior divulgação e incentivo da SANTUR (Santa Catarina Turismo); debate da reforma de previdência e trabalhista; elaboração de um plano de desenvolvimento regionalizado (SEBRAE); inclusão das prioridades no orçamento do Estado através do Orçamento Regionalizado da ALESC.

Logo após a apresentação das demandas, os vereadores e prefeitos dos seis municípios reforçaram os pedidos e em seguida foi a vez do pronunciamento dos deputados. Todos enalteceram a iniciativa, reconheceram as reivindicações da comunidade regional e prometeram empenho.

Rádio Capinzal

Outras Notícias

Sicoob Crediauc lança campanha de aniversário com um show de prêmios

O Sicoob Crediauc que vai completar quatro décadas de existência no dia 8 de novembro do corrente ano, lançou no dia ...

Criança de 9 anos vai parar no hospital após ser mordida por cão de vizinha

Uma criança de 9 anos precisou de atendimento médico após ser mordida por um cachorro, no bairro Jardim Bela Vista, e...

Ação policial resulta na apreensão de 445 kg de cocaína e prisão de 5 homens em SC

Uma operação policial conjunta entre a Polícia Militar (PM) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu cerca de 4...

Homem que foi decapitado em SC é identificado; entenda o caso

A cabeça encontrada em frente à porta de um escritório na última sexta-feira (1º) em Araquari, no Norte catarinense, ...