Getty

Já existe malware capaz até de enganar médicos com resultado falso de câncer

Os hospitais estão tão conectados quanto a gente. Os equipamentos usados, os dados descobertos e as informações médicas críticas decifradas podem estar todas conectadas à internet – e se estiverem, precisam estar seguras.

Uma reportagem do Washington Post destaca uma pesquisa de acadêmicos israelenses que desenvolveram um malware que infecta máquinas de tomografia e ressonância magnética utilizadas para diagnosticar câncer.

O malware pode ser usado para manipular resultados de testes e enganar médicos. No estudo, os pesquisadores conseguiram enganar radiologistas, que diagnosticaram erroneamente alguns pacientes.

É importante notar que essa vulnerabilidade nunca foi vista em campo. É comum em discussões sobre cibersegurança um exagero de preocupação, já que nem sempre as notícias chegam com o contexto adequado.

O contexto aqui é que os pesquisadores estão tentando chamar a atenção para os problemas de cibersegurança em dispositivos médicos, antes que incidentes aconteçam no mundo real. É claro que a ideia de ser mal diagnosticada com câncer é aterrorizante, mas há implicações muito maiores para se ter em mente.

A resposta é óbvia, mas dá para entender a ideia.

Neste caso, os pesquisadores dizem que existem algumas coisas que hospitais e fornecedores de equipamentos médicos podem fazer para se protegerem e protegerem os dados dos pacientes. Os exames deveriam ser assinados criptograficamente para garantir a precisão e hospitais deveriam criptografar dados para impedir que intrusos na rede possam ver e alterar resultados, conforme explicou o pesquisador Yisroel Mirsky.

Hospitais possuem muitos equipamentos antigos e com softwares ultrapassados – nos últimos anos, a preocupação com a segurança digital tem aumentado. Especialistas já encontraram casos nos quais dispositivos haviam sido hackeados nos hospitais, uma ameaça que pode colocar a vida das pessoas em risco.

Esse é um tipo de ataque inédito, e se os pesquisadores da área estão pensando nessa possibilidade, os hospitais precisam prestar atenção antes que a realidade bata à porta.

[Washington Post]

GIZMODO

Outras Notícias

Quase metade das amostras enviadas por Piratuba deram positivo para dengue, informa Lacen

Quase metade das amostras enviadas por Piratuba referentes a dengue, dão resultado positivo para a doença. É o que in...

Secretaria de Saúde confirma 36 casos de dengue em Ipira

A SMS – Secretaria Municipal de Saúde – atualizou os números referentes a dengue em Ipira. O boletim epidemiológico l...

Piratuba chega a 21 casos confirmados de dengue neste ano

A DIVE – Diretoria de Vigilância Epidemiológica – confirmou mais cinco casos de dengue em Piratuba, elevando para 21 ...

Piratuba e Ipira ultrapassam 20% da cobertura vacinal contra a o vírus influenza

O Ministério da Saúde divulgou os números atualizados da cobertura vacinal, referentes a campanha nacional de imuniza...