Merisio foi candidato a governador pelo PSD em 2018. Foto: Luis Debiasi, Divulgação

Gelson Merisio oficializa saída do PSD

Candidato a governador pelo PSD nas eleições do ano passado, o ex-deputado estadual Gelson Merisio oficializou nesta segunda-feira sua desfiliação do partido. Em breve ofício ao vice-presidente estadual da sigla, Antonio Ceron, ele justifica a saída "por motivos de ordem pessoal" e agradece "a oportunidade de disputa do cargo majoritário nas eleições gerais de 2018".

Merisio era o atual presidente do PSD estadual e foi um dos principais líderes na formação do partido, ao lado do ex-governador Raimundo Colombo (PSD), quando os principais nomes do DEM catarinense decidiram aceitar o convite de Gilberto Kassab para criar a nova sigla em 2011. Na Assembleia Legislativa, onde foi presidente por dois mandatos no período, Merisio controlou a maior parte das articulações políticas da siglas e capitaneou o afastamento o PSD e o MDB nas eleições de 2018 - a contragosto de Colombo.

A derrota no segundo turno para Carlos Moisés (PSD), somada à de Colombo na disputa pelo Senado, tornaram a convivência difícil a convivência entre os correligionários. Além disso, a volta de Júlio Garcia (PSD) à Assembleia Legislativa como presidente fortaleceu internamente os adversários de Merisio.

Entre fevereiro e março, esse racha ficou explícito com os rumores de que Kassab interviria em Santa Catarina para destituir Merisio, deixando com Colombo e Garcia o controle da sigla. Na época, o ex-governador negou o pedido de intervenção. Ao seu estilo, Merisio declarou "ele ou Kassab estão mentido", alegando que o presidente nacional havia confirmado o pedido.

Logo após esse confronto, Merisio decidiu deixar o partido, mas vinha costurando nos bastidores a saída junto a seus apoiadores. O destino deve ser o PP.

NSC - Upiara Boschi

Outras Notícias

Funcionários dos Correios entram em greve

Os funcionários dos Correios entraram em greve geral por tempo indeterminado. A greve foi decretada na noite desta te...

Guedes prevê arrecadação de R$ 150 bilhões por ano com 'nova CPMF'

RIO - O ministro da Economia, Paulo Guedes , afirmou, em entrevista ao jornal "Valor Econômico", que a " nova CPMF ...

MDB de Piratuba organiza convenção para o mês de outubro

Acontece no dia 19 de outubro, a convenção partidária do MDB - Movimento Democrático Brasileiro - de Piratuba. O enco...

Ex-prefeito de Pinhalzinho, empresário e mais 6 são condenados em esquema de fraude em concursos

O ex-prefeito de Pinhalzinho Anecleto Galon, um empresário e mais seis pessoas foram condenados por corrupção, inform...