Município de Ipira viabiliza cirurgias oftalmológicas no Hospital de Piratuba e Ipira

Procurando suprir as demandas que o Município de Ipira, Piratuba e também grande parte da região tem hoje, mas também de buscar alternativas sobre o que poderia ser feito para movimentar o Hospital na complementação da renda e ao mesmo tempo beneficiar a população, após muitas conversas com a direção, equipe do hospital e gestores dos demais Municípios, surgiu à ideia de realizar cirurgias eletivas (aquelas que podem ser agendadas sem riscos aos pacientes).

Diante disso, uma vez que o centro cirúrgico não estava sendo utilizado há alguns anos, alguns investimentos em equipamentos e reformas foram necessários e que serão absorvidos com as cirurgias, sendo que esses só foram possíveis através dos Convênios que são repassados a Entidade pelos dois Municípios. Após algumas conversas com profissionais da área, a Secretaria de Saúde de Ipira conseguiu um profissional na área oftalmológica, para cirurgias de cataratas e pterígio, onde nos dias 05 e 06 de junho, 10 procedimentos já foram realizados com sucesso. O Prefeito Emerson de Ipira e Secretário de Saúde de Piratuba, Wanderlei estiveram acompanhando a chegada da equipe médica no dia 05. Ao todo, seis profissionais estarão atuando.

Nesse primeiro momento as cirurgias foram feitas particulares, mas com valores bem mais acessíveis, sendo que já foram dados todos os encaminhamentos necessários para que os procedimentos sejam realizados via SUS, o que terá um prazo um pouco maior de início, em virtude da documentação de contratualização junto ao Estado, mas assim que liberar já estará disponível o serviço totalmente gratuito em beneficio de toda a população.

“O Hospital é da comunidade de Piratuba e Ipira, e essa é uma conquista de todos. Entendo que não existe separação entre o Hospital e as Unidades de Saúde, é importante trabalhar em conjunto olhando o principal que é atender bem as pessoas, e isso tem acontecido, graças à parceria muito forte e os municípios que tem papel fundamental para o funcionamento do hospital. Hoje o hospital deu um pequeno passo, mas com um significado muito grande”, relatou Tiago Bresolin, Diretor do Hospital.
“Com certeza uma grande conquista, primeiro porque o Hospital já estava a um bom tempo sem realizar cirurgias eletivas e segundo por ser uma especialidade inédita em nosso Município. Nesse primeiro momento será essa área, mas já estamos buscando outras especialidades, pois além de ser importante para o Hospital financeiramente, é importante porque estamos trabalhando para atender uma demanda que temos em Ipira e na região, onde os pacientes não precisarão mais estar se locomovendo para outros Municípios para realizar esses procedimentos”, afirmou o Secretário de Saúde e Assistência Social de Ipira, Marcelo Minks.

O Presidente da Entidade, Herto Horn, afirmou que hoje é um dia muito especial para todos do Conselho Administrativo, equipe de profissionais da saúde, sócios e apoiadores do Hospital. “Estamos colocando um marco na história do hospital com início de cirurgias de cataratas, início de uma nova era da entidade. Não mediremos esforços para trazer mais especialidades em breve. Quero agradecer ao administrador Tiago e ao Secretário de Saúde de Ipira, Marcelo mentores e idealizadores deste grande feito, agradecer aos profissionais médicos que acreditaram em nossa capacidade de oferecer este serviço, agradecer ainda a administração pública de Ipira e Piratuba e empresas, pela parceria e confiança em nós depositada. Muito obrigado a todos”, finalizou o Presidente.

ASCOM IPIRA

Fotos

Outras Notícias

DIVE confirma segundo caso de dengue em Piratuba

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica do estado confirmou nesta terça-feira, 26 de março, o segundo caso de dengue...

DIVE confirma segundo caso de dengue em Ipira

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica do estado confirmou nesta terça-feira, 26 de março, o segundo caso de dengue...

Deputado Saretta destina emenda de 150 mil reais ao Hospital Piratuba/Ipira

O presidente da comissão de saúde da Alesc, deputado estadual Neodi Saretta – PT – entregou emenda parlamentar de 150...

Vacinas contra a gripe já foram distribuídas para todas as regiões do estado

A Secretaria de Estado da Saúde, através da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), já distribuiu doses da vac...