Aline Ben da Costa

Competidores de Piratuba sobem ao pódio geral do Transcatarina

Foram 800 quilômetros de provas, muitos balaios, pegadinhas, poeira e desafios entre as cidades de Fraiburgo e Blumenau. O 11º Transcatarina foi realizado entre os dias 9 e 13 de julho e ainda passou pelas cidades de Caçador e Rio Negrinho, reunindo quase 200 veículos e 800 pessoas que acompanharam o comboio de um dos maiores rallys de regularidade do país. E foi enfrentando esse percurso que competidores de Piratuba fizeram bonito e subiram ao pódio geral da competição representando a equipe GS Racing. O piloto Leandro Riffel conquistou o quarto lugar na Master, mesma posição comemorada pelo piloto José Andrade Júnior e pelo navegador Bernardo Schafer Andrade na categoria Turismo.

Entre os competidores mais experientes do Transcatarina, Leandro surpreendeu os concorrentes e abocanhou um quarto lugar no ranking geral da competição. Foi a melhor colocação já conquistada em sua terceira participação como piloto. Leandro competiu ao lado do navegador de Capinzal, Michael Masson. “O Transcatarina é o maior e o melhor rally de regularidade do Brasil. No total foram nove etapas disputadas, todas com diferentes características de trilhas. Isso exigiu muito do navegador e o Michel foi sempre muito concentrado”, diz o piloto de Piratuba.

Leandro compete representando a equipe GS Racing com um Troller preparado para suportar provas duras. Mas de acordo com o piloto, os nove dias de provas competindo com equipes de ponta de todo o Brasil não se resumem a disputas e rivalidade, existe muita amizade entre os competidores, conversas e aprendizados. “Um rally longo assim cobra muita concentração e vontade para buscar resultados, e eles só vem com dedicação. Então o rally é como a vida da gente, se quiser resultado tem que fazer acontecer”, filosofa.

Já na Turismo, uma dupla de Piratuba vem chamando a atenção no meio do rally regularidade. O piloto José Andrade Júnior compete ao lado do filho, o navegador Bernardo Schafer Andrade, de apenas 12 anos. No ano passado os dois foram os campeões da categoria Turismo Light e em 2019 enfrentaram um novo desafio, pularam a Turismo Iniciante e disputaram a categoria Turismo, conquistando o quarto lugar no ranking geral. “Este ano não íamos participar, decidimos na última hora e foi uma semana muito divertida. Aprendemos várias coisas tanto para o navegador quanto para o piloto. Passamos por diversos terrenos com pedras, barro e areia, sendo a Mineração Veiga e o Autódromo de São Bento os lugares mais desafiadores”, comenta o navegador.

Junior e Bernardo chegaram a vencer o Prólogo do Transcatarina no primeiro dia de competição em uma desafiante pista montada em Fraiburgo. O piloto destacou as provas do Transcatarina como muito técnicas, com médias altas, vários balaios e pegadinhas em todos os dias. “Passamos uma semana com amigos onde ficam ótimas lembranças. É um grande prazer estar com meu querido filho competindo. Bernardo se saiu supe rbem na categoria Turismo onde tinham 20 competidores, sendo a maioria de alto nível. Não é fácil fazer sete ou oito horas por dia de prova, é preciso concentração e tomar decisões rápidas. Bernardo está de parabéns. Agora queremos mais, já estamos inscritos para 2020”, diz Júnior.

No total, a GS Racing participou do Transcatarina com um grupo de 17 carros distribuídos em todas as categorias, mas com a maioria concentrada na Master, onde estão os mais experientes e competitivos pilotos e navegadores. Esse grupo contou com apoio mecânico da Trilha SC e ainda uma infraestrutura que incluía um motorhome, três mecânicos, dois cozinheiros, um assessor de logística, um assessor de imprensa/fotógrafo e um chefe de equipe.

GS Racing no 11º Transcatarina

Ao final da competição a equipe completou os cinco primeiros lugares da Master e também subiu ao pódio no ranking geral de todas as categorias. Na Graduado e na Turismo a equipe conquistou o quarto lugar. Já na Turismo Iniciante a GS Racing foi representada na quinta colocação e na Turismo Light conquistou o terceiro lugar.

Transmissão direta do Transcatarina

Os bastidores e resultados da GS Racing no 11º Transcatarina foram divulgados durante todo evento pelo Instagram da equipe. As publicações ainda estão disponíveis no destaque do Stories do perfil @gsracing no item “Transcatarina”. Siga a equipe e acompanhe as novidades. As notícias também são publicadas no Facebook pela página da GS Racing no endereço fb.com/racinggs.

As inscrições para o 12º Transcatarina já foram abertas e as duplas da GS Racing já estão se inscrevendo. A competição acontece em 2020 entre os dias 7 e 11 de julho e ainda não tem as cidades definidas.

Aline Ben da Costa/Comunicação 4x4

Outras Notícias

Sicoob Crediauc abre inscrições para o Fundo Social 2024

O Sicoob Crediauc abriu as inscrições para os projetos que irão constar na edição 2024 do Fundo Social da cooperativa...

Jovem morre ao cair de moto no interior de Piratuba

O condutor de 27 anos de uma Honda/CB 300, placa de Piratuba, morreu em uma saída de pista. A suspeita é que ele tenh...

Linha São Paulo receberá treinamento simulado através do Consórcio Machadinho e Defesa Civil

O Consórcio Machadinho inicia, nos próximos dias, a última e mais importante etapa das suas ações preventivas nas áre...

Município de Ipira adquire veículo para a secretaria de educação

O município de Ipira, por meio da SED – Secretaria de Educação – adquiriu nos últimos dias um veículo Onix Plus LTZ 0...