Foto: Vista aérea de Piratuba com a entrada de Ferro e Rio do Peixe.
Empresário Leonir Antônio Heckler sugere ciclovia e ponte pênsil no plano diretor de Piratuba
Conforme o empresário, a cada dois anos, o plano diretor de Piratuba deve passar por avaliações e ajustes. O regulamento para o crescimento econômico e sustentável do perímetro urbano da cidade deve receber uma versão atualizada em pouco tempo, o que chama a atenção do empresário e também comunicador, Leonir Antônio Heckler.
Leonir que esteve a frente do poder público municipal nos anos 1980, 1990 e 2000, tanto como secretário de várias pastas e como vereador, trouxe o debate a tona, sugerindo algumas novidades para a versão que será encaminhada aos vereadores que deverão analisar, votar e encaminhar ao executivo para sanção.
Avenida 18 de Fevereiro e os estacionamentos
Leonir observa que, o trânsito de Piratuba cresce a cada dia. O aumento de veículos circulando, tanto de munícipes quanto de outras pessoas, obriga a Avenida a possuir maiores locais para estacionamento. A falta destes locais para estacionar não é um problema apenas de Piratuba, mas sim de outras cidades. Com o espaço apertado, fica difícil as inovações no entorno da Avenida.
Para isto, outros locais ociosos poderiam abrigar boas novidades e que poderiam somar nestas melhorias para o perímetro urbano. Das novidades, duas foram mencionadas: uma ciclovia e uma ponte pênsil.
Ciclovia e ponte pênsil
Leonir observou que, com o pequeno espaço disponível na Avenida, os trilhos do trem podem ser uma saída para o cicloturismo. O aproveitamento do espaço em que se encontram os trilhos da ferrovia, podem ser aproveitados por quem pratica algum esporte, ou utiliza a bicicleta como um meio de locomoção. Quem precisa realizar seus compromissos, em dias onde o trem não opera, pode admirar a bonita paisagem, sem correr o risco de acidentes ou de enfrentar o trânsito.
A aceitação de uma ciclovia no local pode ser resolvida em comum acordo com a empresa que administra a operação dos trilhos de trem em Piratuba, a concessionária Rumo Logística e o poder público de Piratuba. A oportunidade do espaço para as bicicletas pode unir a natureza tão bela e bem preservada, com a vida corrida das pessoas que utilizariam a rota para ir ao balneário ou ao centro da cidade, na praça do ferroviário. Um bom projeto viabilizaria recursos federais ou estaduais, inclusive da empresa que irá explorar o futuro lago projetado para esta região.
Outra boa novidade trazida a tona pelo empresário é a construção de uma ponte pênsil. De baixo valor, a construção tem diversas utilidades. Os pontos mais consideráveis e que pode convencer na obtenção dos recursos é a união entre Piratuba e Ipira. Do outro lado do rio, temos a Cervejaria Berg Bier que se tornou um cartão postal da cidade, e o campo da AARP. Com as futuras ampliações do estádio beira-rio por parte da diretoria, a ponte facilitaria o acesso de quem gostaria de praticar uma atividade esportiva, ou de quem precisa chegar ao município de Ipira, sem precisar utilizar a ponte principal de acesso as duas cidades.
Mudanças precisam da participação popular
Mesmo com a proposta de ampliação do Perímetro Urbano e números de pavimentos sugeridos para o novo Plano Diretor, precisam sem dúvida, da participação da sociedade civil. Qualquer cidadão pode e deve participar dando sugestões.
Heckler garante que o plano diretor orienta a decisão dos gestores e técnicos do setor público, dos investidores privados e individuais e de agências financiadores de bons projetos. Com certeza o futuro da cidade construído por todos.
Leandro de Souza - Rádio Piratuba FM