Foto: Vista aérea de Piratuba com a entrada de Ferro e Rio do Peixe.

Empresário Leonir Antônio Heckler sugere ciclovia e ponte pênsil no plano diretor de Piratuba

Conforme o empresário, a cada dois anos, o plano diretor de Piratuba deve passar por avaliações e ajustes. O regulamento para o crescimento econômico e sustentável do perímetro urbano da cidade deve receber uma versão atualizada em pouco tempo, o que chama a atenção do empresário e também comunicador, Leonir Antônio Heckler.

Leonir que esteve a frente do poder público municipal nos anos 1980, 1990 e 2000, tanto como secretário de várias pastas e como vereador, trouxe o debate a tona, sugerindo algumas novidades para a versão que será encaminhada aos vereadores que deverão analisar, votar e encaminhar ao executivo para sanção.

Avenida 18 de Fevereiro e os estacionamentos

Leonir observa que, o trânsito de Piratuba cresce a cada dia. O aumento de veículos circulando, tanto de munícipes quanto de outras pessoas, obriga a Avenida a possuir maiores locais para estacionamento. A falta destes locais para estacionar não é um problema apenas de Piratuba, mas sim de outras cidades. Com o espaço apertado, fica difícil as inovações no entorno da Avenida.

Para isto, outros locais ociosos poderiam abrigar boas novidades e que poderiam somar nestas melhorias para o perímetro urbano. Das novidades, duas foram mencionadas: uma ciclovia e uma ponte pênsil.

Ciclovia e ponte pênsil

Leonir observou que, com o pequeno espaço disponível na Avenida, os trilhos do trem podem ser uma saída para o cicloturismo. O aproveitamento do espaço em que se encontram os trilhos da ferrovia, podem ser aproveitados por quem pratica algum esporte, ou utiliza a bicicleta como um meio de locomoção. Quem precisa realizar seus compromissos, em dias onde o trem não opera, pode admirar a bonita paisagem, sem correr o risco de acidentes ou de enfrentar o trânsito.

A aceitação de uma ciclovia no local pode ser resolvida em comum acordo com a empresa que administra a operação dos trilhos de trem em Piratuba, a concessionária Rumo Logística e o poder público de Piratuba. A oportunidade do espaço para as bicicletas pode unir a natureza tão bela e bem preservada, com a vida corrida das pessoas que utilizariam a rota para ir ao balneário ou ao centro da cidade, na praça do ferroviário. Um bom projeto viabilizaria recursos federais ou estaduais, inclusive da empresa que irá explorar o futuro lago projetado para esta região.

Outra boa novidade trazida a tona pelo empresário é a construção de uma ponte pênsil. De baixo valor, a construção tem diversas utilidades. Os pontos mais consideráveis e que pode convencer na obtenção dos recursos é a união entre Piratuba e Ipira. Do outro lado do rio, temos a Cervejaria Berg Bier que se tornou um cartão postal da cidade, e o campo da AARP. Com as futuras ampliações do estádio beira-rio por parte da diretoria, a ponte facilitaria o acesso de quem gostaria de praticar uma atividade esportiva, ou de quem precisa chegar ao município de Ipira, sem precisar utilizar a ponte principal de acesso as duas cidades.

Mudanças precisam da participação popular

Mesmo com a proposta de ampliação do Perímetro Urbano e números de pavimentos sugeridos para o novo Plano Diretor, precisam sem dúvida, da participação da sociedade civil. Qualquer cidadão pode e deve participar dando sugestões.

Heckler garante que o plano diretor orienta a decisão dos gestores e técnicos do setor público, dos investidores privados e individuais e de agências financiadores de bons projetos. Com certeza o futuro da cidade construído por todos.

Leandro de Souza - Rádio Piratuba FM

Fotos

Outras Notícias

Sicoob Crediauc abre inscrições para o Fundo Social 2024

O Sicoob Crediauc abriu as inscrições para os projetos que irão constar na edição 2024 do Fundo Social da cooperativa...

Jovem morre ao cair de moto no interior de Piratuba

O condutor de 27 anos de uma Honda/CB 300, placa de Piratuba, morreu em uma saída de pista. A suspeita é que ele tenh...

Linha São Paulo receberá treinamento simulado através do Consórcio Machadinho e Defesa Civil

O Consórcio Machadinho inicia, nos próximos dias, a última e mais importante etapa das suas ações preventivas nas áre...

Município de Ipira adquire veículo para a secretaria de educação

O município de Ipira, por meio da SED – Secretaria de Educação – adquiriu nos últimos dias um veículo Onix Plus LTZ 0...