Sicredi UniEstados conquista Prêmio de Excelência em Gestão

Em um universo de centenas de cooperativas nos seus mais variados ramos, apenas 56 foram reconhecidas pelas melhores práticas de gestão e governança, e a Sicredi UniEstados está entre elas. A cooperativa conquistou o Troféu Bronze na categoria Compromisso com a Excelência na 4ª edição do Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão. A solenidade de premiação foi realizada na noite desta terça-feira, 8 de outubro, em Brasília, e contou com a presença de representantes do cooperativismo nas cinco regiões do país, além de autoridades e parlamentares. Receberam o reconhecimento o presidente da Sicredi UniEstados, Adelar José Parmeggiani juntamente com a coordenadora jurídica da cooperativa, Simone Diel.

Ao todo, 272 cooperativas se inscreveram no ciclo 2019/2020 do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), implementado pelo Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras). O Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão ocorre a cada dois anos e é o reconhecimento em nível nacional das cooperativas que mais promovem o aumento da qualidade e da competitividade e que estão avançando por meio da adoção e desenvolvimento de boas práticas de identidade cooperativista, governança e gestão, identificadas nas ferramentas de diagnóstico Sescoop.

A Sicredi UniEstados participa do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) desde 2015 e tem obtido excelentes resultados, que têm auxiliado na gestão da cooperativa, assim como na tomada de decisões, tanto estratégicas como nas ações do dia a dia, visando melhorias contínuas.

Para o Assessor de Projetos, Processos e Qualidade da Sicredi UniEstados Iran Joel Bandurka, receber o reconhecimento do Sescoop, na Categoria Compromisso com a Excelência, é grandioso e há muito a comemorar. “O PDGC em todos seus ciclos nos deixa a validação do trabalho e as lições aprendidas, nos motivando a seguirmos em frente, buscando, ainda mais, uma Cooperativa sólida, sustentável e inovadora”, afirma Iran.

O presidente da Sicredi UniEstados, Adelar Parmeggiani, ressalta a importância do reconhecimento e faz questão de ressaltar o papel de cada agente para essa conquista: "Esse prêmio é resultado do esforço de nossos colaboradores e conselheiros, do comprometimento de nossos associados e do engajamento de nossas comunidades. Portanto deve ser compartilhado e comemorado por todos", concluiu.

SELEÇÃO

No período de sete meses, as cooperativas inscritas no PDGC foram avaliadas, o que incluiu, inclusive, visitas in loco a 70 delas. Os objetivos foram analisar os procedimentos gerenciais praticados, bem como oferecer um feedback a respeito da gestão atual. A Comissão Julgadora contou com representantes do CNPQ, Banco Central, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ministério da Economia, Fundação Getúlio Vargas e Universidade Federal de Minas Gerais.

O Sescoop avaliou as cooperativas conforme seu nível de maturidade no PDGC que são três: Primeiros Passos para a Excelência – aplicável às cooperativas que estão em estágio inicial de um programa de melhoria da gestão; Compromisso com a Excelência – aplicável às cooperativas que estão em estágios iniciais de evolução do seu sistema de gestão e começando a medir e perceber melhorias nos seus resultados; Rumo à Excelência – aplicável às cooperativas cujo sistema de gestão está em franca evolução e cujos resultados já demonstram competitividade.

Ainda por meio deste Prêmio é possível destacar as boas práticas e promover a troca de iniciativas entre as cooperativas reconhecidas, no Workshop de Boas Práticas em Governança e

Gestão, realizado no ano seguinte ao da premiação. Além disso, as boas práticas passam a compor um compêndio referente a cada ciclo do PDGC.

Rosângela Hermes

Outras Notícias

Bolsa Família chega a 231 mil beneficiários de Santa Catarina a partir desta quarta

A partir desta quarta-feira (17/4), mais de 321 mil beneficiários de Santa Catarina recebem o repasse do Bolsa Famíli...

Aprovadas as contas do exercício 2023 do Sicoob Crediauc

As contas do exercício 2023 do Sicoob Crediauc foram todas aprovadas em evento realizado dia 17 de abril, em Concórdi...

Sicredi UniEstados encerra ciclo Assemblear

Na manhã de sábado (13/04), aconteceu a Assembleia Geral Ordinária (AGO) da Sicredi UniEstados. A reunião que contou ...

CREDICEM é reinaugurada em Concórdia

No dia 11 de abril foi reinaugurada em Concórdia (SC), a CREDICEM, a Mini Cooperativa de Crédito que integra o projet...