Vigilância Epidemiológica confirma 52 casos de dengue; 07 deles contraídos em SC

O boletim epidemiológico mais recente, divulgado pela diretoria de vigilância epidemiológica, confirma a existência de 52 casos de dengue em 2020. Os números equivalem até o dia 08 de fevereiro.

De todos os casos, 07 deles foram contraídos em solo catarinense, isto é, chamados de autóctones, nas seguintes cidades: Joinville, Jaraguá do Sul e Itajaí com 02 cada e Balneário Camboriú com 01 caso contraído em SC. Os outros 43 confirmados são de pacientes que estiveram em outros estados e manifestaram os sintomas quando retornaram ao estado. Das 428 amostras recebidas para análise laboratorial, 52 foram confirmadas, 179 foram descartadas e outros 197 são considerados suspeitos, aguardando resultado final.

Até o dia 08 de fevereiro, foram identificados 5.994 focos do aedes, distribuídos em 144 cidades. A secretaria da saúde do estado considera que 99 cidades estão "infestadas" pelo mosquito. Em 2019 eram 77 cidades nesta condição, segundo a DIVE.

Chikungunya

São 52 notificações com 21 descartados e outros 31 suspeitos. Até o momento, nenhum caso da doença em 2020 foi registrado em Santa Catarina. No ano passado, foram 84 análises enviada pelos municípios.

Zika vírus

SC também não possui nenhum quadro clínico confirmado para o Zika vírus. Até o fechamento do boletim epidemiológico, o setor de vigilância afirma que 11 notificações foram comunicadas, com 06 delas descartadas e outras 05 aguardando resultado laboratorial, classificadas como suspeitas.

Concórdia

O último boletim não cita os casos confirmados de dengue em Concórdia. Segundo a imprensa local, duas amostras receberam resultado positivo: uma pessoa contraiu na própria cidade, tornando este um caso autóctone e outra havia viajado para outro estado, sendo um caso importado.

Concórdia soma mais de 300 focos do aedes e é considerada cidade "infestada" pelo mosquito.

Leandro de Souza - Rádio Piratuba FM

Outras Notícias

DIVE confirma segundo caso de dengue em Piratuba

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica do estado confirmou nesta terça-feira, 26 de março, o segundo caso de dengue...

DIVE confirma segundo caso de dengue em Ipira

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica do estado confirmou nesta terça-feira, 26 de março, o segundo caso de dengue...

Deputado Saretta destina emenda de 150 mil reais ao Hospital Piratuba/Ipira

O presidente da comissão de saúde da Alesc, deputado estadual Neodi Saretta – PT – entregou emenda parlamentar de 150...

Vacinas contra a gripe já foram distribuídas para todas as regiões do estado

A Secretaria de Estado da Saúde, através da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), já distribuiu doses da vac...