Foto: Mauricio Vieira / Secom

Secretaria da Saúde apresenta panorama do novo coronavírus em SC

Um momento de atenção, mas não de pânico. É assim que o secretário de Estado da Saúde, Helton de Souza Zeferino, definiu a situação do novo coronavírus (COVID-19) no país e em Santa Catarina em coletiva de imprensa na manhã desta quarta-feira, 4, em Florianópolis. O estado segue o protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde e tem um plano de contingência implementado para diminuir os riscos e impactos da doença na população.

“Nosso plano de contingência está no nível de risco iminente, porque tivemos dois casos confirmados em São Paulo. Temos algumas ações desencadeadas, com reforço da preparação das equipes e divulgação de ações” explica o secretário, acrescentando que o tema é tratado dentro da estrutura da pasta desde 29 de janeiro.

Além da preparação dos serviços e profissionais de saúde e orientações aos municípios por meio de videoconferências e notas técnicas, a Secretaria da Saúde também reforça a divulgação de ações de prevenção à população. Um site foi lançado com informações da doença e dicas de como reduzir os riscos de contaminação e centralizar as informações oficiais. Um dos objetivos é evitar disseminação de fake news pelas redes sociais.

Lacen-SC irá realizar testes do coronavírus

O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) de Santa Catarina realizará testes para diagnóstico do novo coronavírus. Atualmente, a unidade encaminha as amostras para avaliação no Fiocruz, no Rio de Janeiro. Com os testes realizados no estado, o tempo para confirmação de um caso, que hoje é entre sete a 10 dias, passa para 24 a 72 horas.

O Ministério da Saúde começa a distribuição dos insumos para realização dos testes nesta quarta-feira, 4. Porém, a equipe do Lacen em SC ainda precisa passar por treinamento e por isso ainda não tem data definida para começar os procedimentos.

“O Lacen tem capacidade técnica, com profissionais com expertise em biologia molecular, e equipamentos. Assim que os insumos chegarem e a equipe for chamada para o treinamento, estaremos prontos para começar a fazer os exames em SC e assim dar essa resposta o mais rapidamente possível”, afirma a diretora do Lacen, Marlei De Biasi dos Anjos.

Também participaram da coletiva de imprensa desta quarta-feira a superintendente de Vigilância em Saúde, Raquel Bittencourt, o secretário adjunto que responde pela Superintendência de Hospitais Públicos, André Motta Ribeiro, e a infectologista da SES Marise Mattos.

App do Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde lançou um aplicativo com informações para o combate ao novo coronavírus (Covid-19). A ferramenta está disponível Android e iOS.

O app "Coronavírus – SUS" traz informações sobre a doença, sintomas, formas de prevenção e dicas para viajantes. Além disso, é possível encontrar unidades de saúde próximas e acompanhar as últimas notícias e atualizações sobre a doença.

Fabrício Escandiuzzi

Outras Notícias

DIVE confirma segundo caso de dengue em Piratuba

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica do estado confirmou nesta terça-feira, 26 de março, o segundo caso de dengue...

DIVE confirma segundo caso de dengue em Ipira

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica do estado confirmou nesta terça-feira, 26 de março, o segundo caso de dengue...

Deputado Saretta destina emenda de 150 mil reais ao Hospital Piratuba/Ipira

O presidente da comissão de saúde da Alesc, deputado estadual Neodi Saretta – PT – entregou emenda parlamentar de 150...

Vacinas contra a gripe já foram distribuídas para todas as regiões do estado

A Secretaria de Estado da Saúde, através da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), já distribuiu doses da vac...