PTB se aproxima de aliados do Bolsonarismo. Crédito: Weleson Nascimento/PTB Nacional

PTB quer Jair Bolsonaro para 22; partido tem 27 diretórios em SC

O PTB - Partido Trabalhista Brasileiro - sigla presidida por Roberto Jefferson, oficializou nesta semana o convite ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) de se filiar a legenda e concorrer a reeleição no pleito para presidente. Esse é mais um recado da aproximação das duas figuras, já que agora Jefferson é o mais novo bolsonarista de carteirinha em Brasília.

“Afirmei ao presidente Bolsonaro que tanto o PTB quanto ele e seu governo comungam do propósito de fazer com que o Brasil trilhe o caminho da competitividade, da eficiência, da modernidade e da prosperidade, e que seja um país com mais oportunidades de emprego e de empreender e com menos impostos e menos gastos públicos. E que somos os defensores da família, da vida, da liberdade, da propriedade, da democracia, da justiça e da Pátria, sagrados valores que os comunistas e socialistas tanto tentam destruir, mas que nós, os alferes de Deus e leões conservadores, jamais permitiremos”, ressaltou Roberto Jefferson ao site oficial do partido.

Em Santa Catarina, conforme informações consultadas no SGIP - Sistema de Gerenciamento de Informações Partidárias - são 27 o número de diretórios municipais ao qual o PTB tem representatividade. Alguns tem vigência desde 2015 com fim entre 2020 e 2022. O diretório estadual está oficializado desde o fim de 2018 e tem validade até dezembro deste ano, conforme registrado no TSE.

No estado, a ida de Bolsonaro poderia criar uma divisão entre PL e a ala mais ligada ao presidente. Isto por que, o senador Jorginho Mello que é quem de fato mais representa o partido liberal, que não é liberal, deixou o partido a disposição até que Bolsonaro de fato oficialize seu novo partido: Aliança pelo Brasil. No momento, apenas as assinaturas estão sendo colhidas entre aqueles que não possuem vinculo partidário.

Com a possível chegada de Bolsonaro ao partido fundado por Getúlio Vargas, o PTB catarinense poderia se alavancar. Atualmente, os trabalhistas que são de centro-direita, não tem deputados da Alesc. O cenário é parecido com aquele enfrentado pelo PSL quando em 2018, conseguiu um número interessante de deputados e tem representatividade em quase todas as cidades, com diretórios prontos para as eleições deste ano.

Ainda é cedo para dizer se Bolsonaro vai ou não para o PTB. Mesmo se Bolsonaro não confirmar sua migração para o partido, este é mais um ao qual tem tendência em apoiar o projeto de Jair no estado, mas também a nível nacional. Não é estranho imaginar uma coligação entre PL e PTB, principalmente contra o PSL, que já não é mais visto com carinho por quem está mais perto da autoridade máxima da nação do que o chefe do executivo estadual.

Leandro de Souza - Rádio Piratuba FM

Outras Notícias

Candidatos às Eleições 2024 têm até 8 de maio para estar com situação eleitoral regular

Quem deseja disputar um cargo nas Eleições Municipais de 2024 — prefeito, vice-prefeito ou vereador — também deve est...

Nova executiva do PSDB de Piratuba apresenta planejamento estratégico para a eleição deste ano

Na noite da sexta-feira, 12, a nova executiva do PSDB se reuniu para apresentar o planejamento estratégico, visando a...

PP oficializa o vereador Jozinão como presidente do diretório de Piratuba

Após confirmar o nome do vereador Luiz Henrique Jozinão como pré-candidato a prefeito de Piratuba, o Partido Progress...

Marcelo Minks é o pré-candidato a prefeito pelo PSD em Ipira

O PSD – Partido Social Democrático – confirmou o nome do ex-secretário de saúde de Ipira, Marcelo Minks, como pré-can...