Foto: Câmara dos Deputados

Deputados aprovam auxílio emergencial para agricultores familiares e feirantes

Os deputados aprovaram durante sessão desta segunda-feira, 20 de julho, PL 735/2020 que concede auxílio emergencial para agricultores familiares e feirantes, durante o período de pandemia do novo coronavírus. A proposta foi elaborada pela bancada do PT - Partido dos Trabalhadores - na Câmara dos Deputados.

O texto original passou por modificações, com emenda proposta pelo deputado Zé Silva (Solidariedade-MG) permitindo que pescadores, extrativistas, silvicultores e aquicultores possam obter acesso ao abono. A adição recebeu elogios por parte da bancada que representa o governo, tanto pela que representa a oposição. Outro ponto importante é que, se sancionado, a Lei passa a se chamar Lei Assis Carvalho, em homenagem ao parlamentar que faleceu recentemente.

Com a aprovação, o PL vai para o Senado Federal. Caso não passar por modificações, os profissionais que estarem beneficiados, receberão até cinco parcelas de 600 reais, com total de 3 mil reais. O valor dobra se a beneficiária for mulher provedora de família, com cinco parcelas de 1.200 reais. As regras são similares ao auxílio emergencial, pago pela Caixa.

Para receber o valor, os agricultores familiares, feirantes, extrativistas, pescadores, silvicultores e aquicultores devem provar que foram afetados em decorrência de decretos municipais, estaduais ou federais em razão da pandemia do novo coronavírus.

Na justificativa, os deputados Paulo Pimenta (PT-RS) e Enio Verri (PT-PR) citam dados do Censo Agropecuário, realizado pelo IBGE, mostrando que a agricultura familiar é responsável por 3,897 milhões de estabelecimentos agropecuários, com 10.1 milhões de ocupações no campo.

Na visão dos parlamentares, há uma vulnerabilidade econômica para este público, com renda média abaixo de R$ 28,87 mil reais. Com as medidas de emergência em função da pandemia, a venda dos alimentos em feiras livres, por exemplo, acabam afetando ainda mais a renda destas famílias, podendo criar uma pressão inflacionária dos alimentos, inclusive.

Leandro de Souza - Rádio Piratuba FM

Outras Notícias

Bolsa Família chega a 231 mil beneficiários de Santa Catarina a partir desta quarta

A partir desta quarta-feira (17/4), mais de 321 mil beneficiários de Santa Catarina recebem o repasse do Bolsa Famíli...

Aprovadas as contas do exercício 2023 do Sicoob Crediauc

As contas do exercício 2023 do Sicoob Crediauc foram todas aprovadas em evento realizado dia 17 de abril, em Concórdi...

Sicredi UniEstados encerra ciclo Assemblear

Na manhã de sábado (13/04), aconteceu a Assembleia Geral Ordinária (AGO) da Sicredi UniEstados. A reunião que contou ...

CREDICEM é reinaugurada em Concórdia

No dia 11 de abril foi reinaugurada em Concórdia (SC), a CREDICEM, a Mini Cooperativa de Crédito que integra o projet...