Carlos Moisés sanciona, com vetos, PL que endurece medidas de combate ao mosquito aedes

O governador afastado Carlos Moisés (PSL) sancionou no dia 26 de outubro, projeto aprovado pelos deputados que endurece as medidas de combate ao aedes aegypti e aedes albopictus, vetores que transmitem doenças como a dengue e a febre amarela. O texto foi transformado na Lei 18.024/2020.

Dentre os pontos, obriga-se proprietários de imóveis e empresas a tomarem uma série de medidas como limpeza de quintais, troca de água de vasos que abriguem plantas e evitar que pneus, caixas d´agua ou outros recipientes que possam ser abrigo do mosquito, estarem descobertos.

Outro ponto sancionado por Moisés é de que, as imobiliárias devem disponibilizar um profissional para acompanhar as ações da vigilância epidemiológica, construindo uma ponte entre o proprietário do imóvel e a equipe de combate ao mosquito da família aedes.

Como punição, empresas que forem reincidentes e descumprirem as regras correm o risco de ter seu alvará de funcionamento cassado. Já proprietários de imóveis residenciais correm o risco de serem multados, após uma advertência, caso infringem a lei.

Veto

Moisés vetou pontos do artigo número 5 da lei, que previa a realização de inspeções rotineiras nos municípios, a realização de palestras em escolas e outros locais, mobilização da comunidade em mutirões de limpeza, aplicar larvicidas e inseticidas nos locais infestados e manter as parcerias com outros órgãos.

Para barrar estes pontos, Moisés justificou a inconstitucionalidade. Vale lembrar que grande parte disto já é realizado de forma rotineira. Quando um foco é encontrado, um raio é delimitado, as residências e empresas são vistoriadas e são aplicados produtos químicos no intuito de matar o mosquito, ou alguma larva existente.

O estado tem até dois meses para regulamentar o PL.

Leandro de Souza - Rádio Piratuba FM

Outras Notícias

Piratuba chega a 30 casos confirmados de dengue neste ano

A DIVE – Diretoria de Vigilância Epidemiológica – confirmou novos casos de dengue em Piratuba, elevando para 30 o tot...

Quase metade das amostras enviadas por Piratuba deram positivo para dengue, informa Lacen

Quase metade das amostras enviadas por Piratuba referentes a dengue, dão resultado positivo para a doença. É o que in...

Secretaria de Saúde confirma 36 casos de dengue em Ipira

A SMS – Secretaria Municipal de Saúde – atualizou os números referentes a dengue em Ipira. O boletim epidemiológico l...

Piratuba chega a 21 casos confirmados de dengue neste ano

A DIVE – Diretoria de Vigilância Epidemiológica – confirmou mais cinco casos de dengue em Piratuba, elevando para 21 ...