Comunidade percebeu o descumprimento do isolamento e acionou as autoridades.

Inconsequente: Taxista com Covid-19 que transportou clientes é investigado pela Polícia Civil em SC

Um taxista de 27 anos descumpriu o isolamento social durante o tratamento da Covid-19 em Ascurra, no Médio Vale do Itajaí, para trabalhar. A própria comunidade o denunciou à prefeitura e, após análise de imagens das câmeras de segurança, as equipes municipais e Polícia Militar constataram o crime. Mesmo com o risco de transmitir a doença, ele transportou alguns clientes de diversas idades.

Conforme informações da Vigilância Sanitária, a denúncia anônima foi feita na segunda-feira (7). No dia seguinte, com a ajuda da Defesa Civil e PM, o órgão teve acesso às gravações das câmeras que ficam próximas ao ponto de táxi. A infração então foi confirmada. O agente da Vigilância ligou para o taxista, que em um primeiro momento tentou negar o descumprimento.

Depois, justificou que precisava trabalhar para ajudar no sustento da família. Com o alerta de que o que fez é crime e que inclusive assinou o termo de responsabilidade quando testou positivo para Covid-19, comprometeu-se a passar o restante dos dias em casa. O período de isolamento dele terminou nesta quarta-feira (9).

Um processo administrativo foi instaurado e um boletim de ocorrência foi feito. Segundo o delegado Ronnie Esteves, que deve investigar o caso, o homem será intimado a prestar esclarecimentos ainda nesta semana. A Vigilância Sanitária espera que ele informe na delegacia quantas e quais pessoas transportou para que a equipe possa monitorar o possível surgimento de sintomas. Não se sabe também quantos dias ele circulou apesar da contaminação.

Tanto a Secretaria de Saúde quanto o delegado afirmam que ocorrências deste tipo não são incomuns. Muitas pessoas ignoram a responsabilidade que têm e, mesmo com coronavírus, não deixam de ter contato com os demais. A atitude pode gerar, além do processo administrativo, uma ação criminal endossada pelo Ministério Público.

São ao menos dois delitos: o de expor a vida alheia a perigo direto e o de infringir determinação do poder público de impedir a propagação de doença contagiosa. Juntos, os crimes podem resultar em até dois anos de detenção e multa. O nome do taxista não foi revelado pelas autoridades.


NSCTOTAL
A.M

Outras Notícias

Operação Policial Resulta na Prisão de Suspeitos de Assalto a Fazenda em Brunópolis

Na manhã de sábado, dia 23, as forças policiais, em operação conjunta, prenderam mais dois indivíduos suspeitos de pa...

Polícia identifica motocicleta sem placa e com chassi adulterado em Ipira

Por volta das 18h, a Polícia Militar avistou durante rondas uma motocicleta circulando sem placas em Ipira. Ao aborda...

Homem se altera, quebra vidro e é contido pelos policiais em Ipira

A Polícia Militar prestou apoio na manhã de ontem, 21, ao oficial de justiça na busca e apreensão de um veículo Monta...

Mulher é ameaçada e agredida pelo filho em Ipira

Na manhã desta quarta-feira (20), por volta das 9h50min, a Polícia Militar foi acionada para atender uma ocorrência d...