Uma das áreas mais afetadas são as pernas(Foto: Banco de imagens)

Saiba quais as principais causas da flacidez e os tratamentos

Existem dois tipos de flacidez: a de pele, ou tissular, e a muscular. A flacidez ocorre quando as fibras de sustentação da pele, o colágeno e a elastina, são afetadas pela falta de nutrientes ou oxigenação, ocasionando uma atrofia do tecido, seja muscular ou cutâneo.

É muito comum que os dois tipos apareçam associados, dando um aspecto ainda pior às partes do corpo afetadas. Os músculos ficam flácidos principalmente pela falta de exercício físico. Se eles não são solicitados, as fibras musculares ficam atrofiadas, ocasionando a flacidez.

Cada metabolismo age de uma forma, porém, no geral, a partir dos 30 anos nosso corpo começa a perder as fibras de colágeno e elastina que sustentam a pele. Sem estas fibras, a pele fica flácida, sem sustentação.

As principais causas da flacidez tissular são perda da massa muscular e aumento de depósito gorduroso no local, ação gravitacional, envelhecimento fisiológico, sedentarismo, tabagismo, exposição excessiva ao sol sem proteção, efeito sanfona (emagrecimento e ganho de peso em sequência), gravidez, alimentação inadequada e predisposição genética.

As áreas mais afetadas são braços, pernas, glúteos, abdómen e rosto.

Já a flacidez muscular é ocasionada pelo enfraquecimento do músculo devido a falta de estímulos tanto no corpo como na face.

Como prevenir e tratar a flacidez
Método Body Slim
Pensando em tratar simultaneamente a flacidez de pele e muscular, e ainda melhorar o aspecto de celulite, a esteticista Lidiane Amaral desenvolveu esse método com embasamento científico, que consiste na junção de duas tecnologias.

Inicia com utilização de ondas eletromagnéticas que promovem um aquecimento na região estimulando a produção de colágeno e elastina. Logo após, são colocados eletrodos ligados a um equipamento que produz corrente elétrica de baixa intensidade para melhorar o tônus muscular.

É um tratamento não invasivo, não agressivo, rápido, indolor. Não exige cuidados pós procedimento. Proporciona firmeza à pele, aumentando a produção de colágeno e elastina, melhorando o tônus muscular e, consequentemente, a flacidez dos tecidos e a celulite.

Carboxiterapia
Essa técnica promove aumento do fluxo de sangue para a região, além de estimular a produção de colágeno e fibras elásticas, responsáveis pela firmeza da pele, pode ser usada tanto para tratamentos corporal quanto facial.

Microagulhamento
O procedimento é realizado com um roller composto por pequenas agulhas que promovem microperfurações na pele, essas microperfurações são responsáveis por gerar um processo inflamatório no local capaz de estimular os fibroblastos, que são as células responsáveis pela produção de colágeno e elastina.

É importante ressaltar que é fundamental passar por uma consulta estética para que seja realizada a indicação da melhor conduta terapêutica, e quantidade de sessões para cada paciente, sempre respeitando as necessidades e individualidades de cada um.

* Por Lidiane Amaral
NSC TOTAL
A.M

Outras Notícias

Piratuba e Ipira ultrapassam 20% da cobertura vacinal contra a o vírus influenza

O Ministério da Saúde divulgou os números atualizados da cobertura vacinal, referentes a campanha nacional de imuniza...

Piratuba chega a 16 confirmações por dengue neste ano

A DIVE liberou mais três resultados positivos, elevando para 16 o total de casos de dengue confirmados em Piratuba ne...

Dia D leva 115 mil pessoas aos postos de Saúde em Santa Catarina e cobertura vacinal contra a gripe atinge 20%

O último sábado, 13, foi marcado pelo Dia D da Campanha de Vacinação contra a gripe. Data em que todos os 295 municíp...

Sobe para 13 o número de casos de dengue em Piratuba

Subiu para 13 o total de casos confirmados de dengue em Piratuba. O novo resultado positivo foi acrescentado pela DIV...