Procura por cooperativas de crédito cresce 12% na pandemia

A pandemia da covid-19 afetou o orçamento de muitas famílias, seja por desemprego, diminuição de renda devido à redução da jornada de trabalho e restrições sanitárias que impediram estabelecimentos formais e profissionais informais de atuar.

Além do acesso ao cartão de crédito e empréstimo pessoal, uma modalidade também vem sentindo o aumento da procura por alternativas para saldar dívidas ou complementar a renda da família durante a crise: as cooperativas de crédito.

Levantamento feito pela Confebras (Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito), apontou que a procura por crédito nas cooperativas passou de 11.943.267, em maio de 2020, para 13.355.024, em maio de 2021. Ou seja, alta de 1.411.757 (11,82%).

A maioria dos interessados é de pessoa física. A concessão de crédito para esses cooperados no período foi de 10.254.140 para 11.378.694 (alta de 10,97%).

Apesar disso, o crescimento foi maior na modalidade pessoa jurídica: passou de 1.689.127 para 1.976.330 (alta de 17%).

"Com a falta de crédito nos bancos no período de crise, o cooperativismo foi a saída para muitas pessoas que precisaram de dinheiro para se manter", diz Moacir Krambeck, presidente da Confebras.

O cooperativismo de crédito vem registrando um crescimento de 134% nos últimos cinco anos na carteira de crédito.

No Brasil, os últimos dados do BureauCoop, ferramenta de Business Intelligence da Confebras, apontam mais de 13,1 milhões de cooperados, 840 cooperativas e 6.626 postos de atendimento do ramo de cooperativismo de crédito.


Krambeck lembra que quem estuda e vive o cooperativismo sabe que sua origem, por volta de 1850, tem a ver com o desemprego e a fome. "O que tivemos nessa pandemia, senão os mesmos problemas, resguardadas as devidas proporções?", questiona.

Cooperativismo de crédito é tema de evento em agosto
A Confebras promove o 13 º Concred (Congresso Brasileiro de Cooperativismo de Crédito, de 18 a 20 de agosto, totalmente online, com o objetivo de debater temas relativos ao setor.

Pela primeira vez também, promoverá o espaço Integração Juventude, 100% gratuito, para o público entre 18 e 35 anos conhecer finanças e investimentos.

É a primeira vez que o evento anual do setor abre um espaço exclusivamente pensado para o público entre 18 e 35 anos.

O espaço Integração Juventude terá acesso gratuito e será uma experiência incrível aos jovens, com muita reflexão, questionamentos, oferecendo palestras e momentos de troca de ideias, com interações ao vivo, e muita música. O tema norteador de toda essa programação é “Se o jovem é o futuro, que futuro deseja?”.

As inscrições podem ser feitas pelo site https://conteudo.confebras.coop.br/integracao-juventude.

R7

Outras Notícias

Agência do Sicoob Crediauc Centro Seara comemora 30 anos

Já se passaram 30 anos desde a inauguração da agência do Sicoob Crediauc, centro Seara (SC). A unidade que surgiu em ...

Dívidas com ofertas do Desenrola podem ser negociadas pela primeira vez nas agências de Correios de todo o país

Consumidores de todo o país podem negociar dívidas do programa Desenrola Brasil e da Serasa em mais de 6 mil agências...

Via Atacadista inaugura mega loja na Capital Gaúcha

Na quarta-feira, 06, foi inaugurada mais uma unidade do Via Atacadista, em Porto Alegre - Rio Grande do Sul. Esta é a...

Sicredi UniEstados realiza Assembleia de Núcleo no próximo dia 05 de março

Está chegando um dos momentos mais importantes de uma cooperativa: a Assembleia de Núcleo. É por meio dela que o asso...