Governo de Santa Catarina repassa R$ 839 milhões em convênios no ano de 2021

Um total de 947 convênios ou termos de fomento e colaboração foram firmados pelo Governo de Santa Catarina com municípios e entidades de todas as regiões catarinenses em 2021. Já os valores repassados por meio de convênios durante o último ano chegaram a R$ 838,9 milhões, para o atendimento às mais diversas áreas de atenção da gestão pública.

Esse trabalho foi coordenado pela Central de Atendimento aos Municípios (CAM) com as demais secretarias e órgãos do Executivo estadual. “Atuamos dentro de nosso objetivo, que é levar as nossas ações cada vez mais perto do cidadão, tendo os municípios como parceiros prioritários. O dinheiro do Estado tem que ser aplicado de maneira ágil e efetiva nas cidades, que é de fato onde o munícipe vive”, destaca o governador Carlos Moisés.

A Fundação Catarinense de Educação Especial teve o maior número de convênios e termos de fomento realizados ano passado, 386. Eles tratam de recursos aplicados em especial na reforma de sedes e na aquisição de equipamentos para Apaes.

Em seguida, estão os convênios firmados na área da Saúde (371), por meio da Secretaria de Estado da Saúde e apoio dos 21 Núcleos de Gestão de Convênios (NGCs). Esses convênios viabilizaram os repasses de recursos do Fundo Estadual para investimentos em melhorias nas unidades hospitalares, e aquisição de medicamentos e ambulâncias.

A seguir aparecem os convênios da área de Desenvolvimento Rural (42). Maior parte deles foi firmada para aquisição de equipamentos para prestação de serviços e apoio ao desenvolvimento das atividades agrícolas nos municípios.

Para a área de Infraestrutura, foram 35 convênios, atendendo demandas como como o desassoreamento da Barra do Camacho, em Jaguaruna; a duplicação da Rua Tancredo de Almeida Neves, ligando a BR-153 ao centro de Concórdia; a execução de infraestrutura viária da Avenida Beira-Rio Forquilhas, em São José; e a execução de obra de Implantação do Eixo K, em Joinville.

Avanços

A CAM é o órgão da Casa Civil de Santa Catarina responsável pelos convênios do Governo do Estado firmados com as cidades catarinenses. Entre as principais ações ainda estão o planejamento integrado entre Estado e municípios e o desenvolvimento de políticas estaduais com participação da assembleia de prefeitos.

Pela Câmara, foram recebidos ano passado 8.392 processos e encaminhados 7.497. Um total de 1021 ofícios foram recebidos em 2021. O intenso trabalho é fruto também de importantes avanços nas relações entre o governo de Santa Catarina e os municípios catarinenses.

“Dois momentos foram muito importantes em 2021. Primeiro tivemos o início das transferências diretas, proposta aprovada pela Assembleia Legislativa para diminuir a burocracia e acelerar a liberação de recursos aos municípios. E em dezembro, lançamos o Plano 1000, programa que está revolucionando a parceria entre o governo do Estado e as prefeituras. Foi um ano em que enfrentamos novos e importantes desafios, e podemos comemorar os resultados alcançados”, ressalta o coordenador da CAM, Gabriel Arthur Loeff.

Outras Notícias

Personalidades em Destaque recebe Dirceu Jânio de Oliveira - Janito

O programa Personalidades em Destaque deste sábado, 21 de maio, Dirceu Jânio de Oliveira - Janito. O piratubense será...

Estado anuncia Piratuba em situação de epidemia para a dengue

A Dive, diretoria ligada a SES, incluiu a cidade de Piratuba como uma das 59 em estado de epidemia para a dengue. A i...

Gestação coletiva de suínos começa a ser adotada pela agroindústria

A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, comemora mais um avanço em suas práticas de bem-estar animal...

PREFEITURA ASSINA ORDEM DE SERVIÇO QUE GARANTE A CONCLUSÃO DA REVITALIZAÇÃO ASFÁLTICA ENTRE PIRATUBA A MAXIMILIANO DE ALMEIRA, VIA BARRAGEM DA UHE MACHADINHO.

A ordem de serviço mais aguardada dos últimos anos, foi emitida em uma reunião no anfiteatro do Centreventos Governad...