Foto: Guia Piratuba
Museus no interior de Ipira preservam a história e a cultura local
Em Ipira, mais precisamente no interior, encontramos dois importantes espaços de memória. Em Putinga, está o Museu Ênio Wolf, que reúne animais empalhados e diversos objetos históricos. E em Alto São Pedro, encontra-se o Museu Comercial Lírio Wolf, dedicado à preservação das tradições do comércio rural do século passado.
Situado a 20 quilômetros das Termas de Piratuba, o museu traz o retorno ao passado. Instalado onde funcionou, por muitos anos, a antiga casa comercial da família Wolf, o espaço retrata o cotidiano de um armazém das décadas de 1950 a 1990. O comércio encerrou suas atividades no ano 2000, mas parte de sua história permanece viva no local.
O visitante encontra um acervo que revela o modo de vida e de trabalho da época: malas de viagem, chapéus, calçados, tecidos “volta ao mundo”, baús com roupas antigas e artigos domésticos conhecidos como “de armarinho”. Em destaque, uma caixa registradora original guarda moedas, cédulas e livros de contabilidade utilizados no antigo comércio. Há ainda telefones, rádios, ferros de passar a brasa e elétricos, além de garrafas de bebidas e rótulos de marcas que hoje não existem mais.
Nas prateleiras, é possível ver remédios e utensílios agrícolas, que eram vendidos junto com outros produtos, como era comum nas casas comerciais de interior. Uma coleção de discos de vinil e um valioso acervo fotográfico complementam a exposição, retratando momentos marcantes da comunidade de Alto São Pedro — casamentos, festas e celebrações culturais.
As visitas ao Museu Comercial Lírio Wolf são realizadas mediante agendamento pelos telefones (49) 9 8916-4660 e (61) 98508-0958. O ingresso custa R$ 10,00, com desconto para grupos e entrada gratuita para estudantes.
Com informações do Guia Piratuba




