Novo portal da Udesc será lançado na próxima quinta e terá versão para smartphone e tablet

Na próxima quinta-feira, 13, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) lançará o novo portal da instituição, em www.udesc.br. Feito por técnicos e professores da instituição, a página estará mais moderna, com melhorias em navegação, acessibilidade, organização e hierarquização do conteúdo, layout, parte gráfica e fotografia.

Um dos principais atrativos do novo site será o acesso por dispositivos móveis, como smartphones e tablets, totalmente adaptado ao formato mobile. O lançamento e a apresentação da página ocorrerá durante a sessão do Conselho Universitário (Consuni), em Florianópolis, a partir das 13h, com transmissão ao vivo pela página vc.udesc.br.

Nesse dia, o novo site estará disponível à comunidade interna da universidade que estiver conectada nas redes sem fio e nos computadores da instituição. Devido ao processo de migração na internet, a página estará totalmente acessível ao público externo até 15 de outubro.

Acesso a informações

O novo portal facilitará o acesso a informações sobre as atividades-fim da universidade como cursos de graduação e pós-graduação, além de outras ações de ensino, pesquisa e extensão.

A página principal também permitirá o acesso rápido a assuntos de relevância por público específico – comunidade, alunos, professores e técnicos.

Outra área que ganhou destaque é a transparência, com uma aba específica na capa do portal, a partir da qual podem ser acessados balanços e relatórios contábeis e de gestão.

Nessa área, também estará publicado o "Udesc em Números", que apresenta os dados da universidade sobre ensino, pesquisa, extensão, servidores, receitas, despesas, custeio, investimento, entre outros indicadores, em forma de gráficos e com atualização contínua, sob responsabilidade da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan).

A página também dará mais visibilidade às notícias da universidade, com um campo para manchete, três destaques e oito títulos na capa do portal. Além disso, permitirá acesso rápido aos perfis oficiais da Udesc nas mídias sociais – Facebook, Twitter, Instagram e Snapchat (@udesc).

"Vamos inaugurar uma nova era na universidade, principalmente na melhoria do relacionamento com nossos públicos externos e internos com o novo portal na internet. O site é a porta de entrada da instituição para a sociedade", ressalta o reitor da Udesc, Marcus Tomasi.

Após o lançamento do novo site da Udesc, os portais dos centros de ensino da universidade também serão renovados com as mesmas propostas e plataforma. Esse trabalho envolverá jornalistas, representantes de comunicação e técnicos de Tecnologia da Informação de todas unidades. A previsão é de que, no próximo ano, todos os centros estejam dentro da plataforma do novo portal.

Equipe multidisciplinar de desenvolvimento

Os trabalhos de concepção e elaboração do novo site da universidade começaram após o lançamento da Política de Comunicação da Udesc, a partir de uma equipe multidisciplinar de servidores das áreas de Tecnologia da Informação, Comunicação e Design.

O desenvolvimento do portal ficou por conta da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), liderado pelo secretário da pasta, Jairo Wensing, e pelo coordenador de Portais Corporativos, Jean Carlos Abreu.

A definição, o levantamento, a organização e a alimentação do conteúdo envolveram profissionais da Secretaria de Comunicação (Secom), como o ex-secretário da pasta e atual chefe do Gabinete do Reitor, Thiago Augusto, e o atual secretário, Luiz Eduardo Schmitt.

Já o layout e a parte de design da página teve a assinatura da professora Genilda Oliveira de Araújo, que atua no Centro de Artes (Ceart), de Florianópolis, e é especialista em desenvolvimento de portais, e contou com o apoio de bolsistas do Laboratório de Design (LabDesign).

"É preciso destacar o engajamento e a união da equipe de técnicos e professores neste projeto. Com expertise interna, elaboramos uma ferramenta moderna, que facilita o acesso à informação em todos os aspectos", afirma o secretário de Comunicação da Udesc, Luiz Eduardo Schmitt.

Levantamento fotográfico

O novo portal da Udesc valoriza também a parte visual da universidade, principalmente as pessoas, com fotografias de alunos, técnicos e professores. Durante um mês, o técnico Jonas Pôrto, que está vinculado ao Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), de Joinville, e é fotógrafo profissional, realizou um levantamento de imagens exclusivo para alimentar o site.

Pôrto percorreu os 12 centros de ensino da Udesc em todo o Estado para retratar o cotidiano de cada curso em salas de aula, laboratórios e espaços de convivência acadêmica.

Assessoria de Comunicação da Udesc

Outras Notícias

UFFS divulga o Relato Integrado 2023

No final do mês de março, foi feita a publicação do Relato Integrado 2023 da Universidade Federal da Fronteira Sul – ...

Santa Catarina terá três novos institutos federais de educação

Anúncio das três cidades que receberão os institutos federais será feito, nesta terça-feira (12), pelo presidente da ...

Mais de 40 cursos da Udesc oferecem 415 vagas no Sisu a candidatos do Enem 2023

Os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023 poderão se inscrever gratuitamente no Sistema de Seleç...

UFSC de Curitibanos ofertará curso de medicina ainda esse ano

A UFSC- Universidade Federal de Santa Catarina – campus de Curitibanos ofertará, ainda este ano, o curso de medicina...