Vice-diretor humilha estudante e o obriga a ficar descalço em sala de aula



O caso aconteceu segunda-feira em escola de Planaltina, no Distrito Federal

O vice-diretor do Centro de Ensino Fundamental Araponga, em Planaltina (DF), é acusado de humilhar um aluno de 12 anos ao obrigá-lo a entrar descalço em sala de aula. O caso aconteceu na tarde desta segunda-feira.

A vítima contou ao Diário Gaúcho que jogava futebol com uma bola de papel no pátio da escola quando o profissional apareceu e recolheu o objeto. O menino estava descalço e carregava o chinelo nas mãos, para que não estragassem.

— Eu joguei o chinelo no chão pra calçar. Ele não deixou e pisou no meu pé — conta.

Segundo o aluno, o profissional, depois de pisar em seu pé, recolheu o calçado e o levou para a sala da direção sem falar nada. O menino, então, esperou que o vice-diretor se acalmasse e foi procurá-lo. Ele disse que o encontrou próximo à secretaria, em um corredor, por onde passavam outros alunos.

Conforme o estudante, quando pediu o chinelo de volta, recebeu a seguinte resposta do vice-diretor:

— Você não queria andar descalço? Agora anda! — lembra-se o menino, falando, ainda, sobre as risadas que ouviu de quem estava por perto.

Depois disso, e com vergonha, ele seguiu descalço para a sala de aula, onde ficou de cabeça baixa e chorando até a chegada dos conselheiros tutelares Joana D'Arc Corá e Gustavo Camargos, acompanhados da polícia militar. A denúncia foi feita por um funcionário do centro de ensino.

— Fomos até a sala e vimos que ele estava de cabeça baixa, com os pés juntinhos e descalço. Chorava muito. Do caminho do pátio até a sala tinham vários alunos, e ele foi humilhado diante dos colegas — conta Joana.

O vice-diretor foi detido e levado à 31ª delegacia de Polícia Civil, onde depôs e foi liberado. Na sua versão, o educador afirmou que o motivo para abordar o aluno foi indisciplina e não a ausência de calçado. Falou que o menino foi repreendido porque promovia uma algazarra e que instigava os outros estudantes.

"Ao olhar em volta o professor viu um par de sandálias e então percebeu que o aluno estava descalço. Como o jovem não havia atendido a solicitação de parar a algazarra, o professor, então pegou as sandálias e pediu para que ele fosse à sua sala para conversarem e pegar a sandália de volta. O estudante não quis ir até a direção pegar as sandálias e voltou para à sala de aula descalço", diz o depoimento.

A Polícia Civil do Distrito Federal investiga o caso.

Fonte: DIÁRIO GAÚCHO
AM

Outras Notícias

Santa Catarina terá três novos institutos federais de educação

Anúncio das três cidades que receberão os institutos federais será feito, nesta terça-feira (12), pelo presidente da ...

Mais de 40 cursos da Udesc oferecem 415 vagas no Sisu a candidatos do Enem 2023

Os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023 poderão se inscrever gratuitamente no Sistema de Seleç...

UFSC de Curitibanos ofertará curso de medicina ainda esse ano

A UFSC- Universidade Federal de Santa Catarina – campus de Curitibanos ofertará, ainda este ano, o curso de medicina...

Abertas inscrições para Processo Seletivo Simplificado da UFFS

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado (PSS) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFF...