México: Explosões em mercado de fogos de artifício matam 27 e ferem 40



Estouros em sequência geram coluna de fumaça enorme em Tultepec.

CIDADE DO MÉXICO — Uma enorme explosão em cadeia num mercado de fogos de artifícios deixou pelo menos 27 mortos e 40 feridos perto da Cidade do México na tarde de terça-feira, segundo um balanço preliminar do diretor da Defesa Civil da cidade de Tutelpec, Isidro Sánchez.

Imagens de TV mostram uma enorme coluna de fumaça no mercado San Pablito, em Tultepec, o maior do tipo no México. Vídeos nas redes sociais mostram uma série de explosões de material pirotécnico durante o episódio.

Assim que as explosões foram relatadas e ouvidas até em municípios vizinhos (por volta das 14h30, hora local), bombeiros e policiais e paramédicos das áreas no entorno foram acionados para o local. Alguns feridos foram levados por militares e unidades de resgate aéreo com muitas queimaduras.

O fogo foi controlado minutos após a ação dos bombeiros, segundo a imprensa local. O coordenador nacional da Defesa Civil, Luis Felipe Puente, informou que entre os feridos após a explosão havia uma grávida sendo atendida em trabalho de parto.

"A prioridade é dar atendimento aos afetados", disse pelo Twitter o governador do estado do México, Eruviel Ávila.



HISTÓRICO PROBLEMÁTICO

Em 2005 e 2006, incêndios no mesmo mercado destruíram vários estandes no local. Após os episódios, medidas de prevenção a acidentes com material inflamável foram impulsionadas na região.

"O mercado tem postos perfeitamente desenhados, com espaços suficientes para que não haja uma deflagração em cadeia em caso de explosão", disse em comunicado no último dia 12 o diretor geral do Instituto Mexiquense de Pirotecnia, Juan Ignacio Rodarte Cordero.

Germán Galicia Cortés, presidente do mercado de San Pablito, garantiu na mesma nota que todas as medidas de segurança necessárias estavam em ordem no local, principalmente aquelas em relação a incêndios.

Tultepec é uma zona densamente povoada. San Pablito tem 300 estandes atualmente, e também funciona como fábrica de materiais pirotécnicos, recebendo centenas de pessoas diariamente.

No México, feriados são comemorados em muitos legais com o uso de fogos de artifício. No final de ano, o movimento cresce nas lojas de pirotecnia.

Outros incêndios em fábricas legais e clandestinas de fogos na cidade e no México já deixaram dezenas de mortos ao longo dos anos. No mais grave, em Celaya (Guanajuato), 56 pessoas morreram e 350 ficaram feridas em 1999.



Fonte: G1
AM

Outras Notícias

MÉDICO QUE BEBEU MEIO LITRO DE TINTA ACHANDO QUE ERA IOGURTE MORRE AOS 91 ANOS

Morreu no último dia 5 de novembro o médico que ficou famoso após tomar meio litro de tinta pensando que era iogurte....

ISRAEL X HAMAS: IMAGENS EXPLICAM INÍCIO DO CONFRONTO PONTO A PONTO

O confronto entre Israel e o Hamas, que chegou ao quarto dia nesta terça-feira (10), provocou a morte de mais de 1,5 ...

BRASILEIRO FORAGIDO NOS EUA É CAPTURADO

Danilo Cavalcante, o brasileiro condenado a prisão perpétua que fugiu da cadeia nos Estados Unidos, foi capturado nes...

CARGA DE 5 MILHÕES DE ABELHAS CAI DE CAMINHÃO E MOBILIZA FORÇA-TAREFA DE APICULTORES

Uma carga com 5 milhões de abelhas caiu de um caminhão em Ontário, nos Estados Unidos nesta quarta-feira (30). O acid...