Deslizamento na Colômbia deixa mais de 200 mortos e 400 feridos

A tragédia na cidade de Mocoa, no sul da Colômbia, matou pelo menos 254 pessoas e deixou mais de 400 feridas. As informações foram divulgadas na manhã deste domingo, 2, pela Cruz Vermelha Colombiana ao Canal Institucional. Para facilitar as operações de resgate, foi declarado estado de calamidade na cidade colombiana.

O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, chegou à região na manhã do sábado, para supervisionar as buscas por vítimas, depois de fortes chuvas provocarem o desastre durante a madrugada. Os rios Mocoa, Sangoyaco e Mulatos transbordaram.

Ao menos 200 pessoas ainda estão desaparecidas, segundo autoridades locais. De acordo com testemunhas, a água e os escombros invadiram as ruas da cidade, deixando um rastro de destruição.

Santos acredita que o número de mortes deve aumentar. "Não sabemos quantas pessoas ainda encontraremos", disse Santos. "Continuaremos procurando".

A equipe de resgate anunciou que usará máquinas pesadas para ajudar na retirada de dejetos. Fotos publicadas pela força aéra no Twitter mostraram bairros cobertos de lama e casas seriamente danificadas. Vídeos feitos por câmera de telefones celulares e publicados em mídias sociais mostravam residentes à procura de sobreviventes nos destroços.

Durante entrevista a imprensa local, o prefeito de Mocoa, José Antonio Castro disse que não será possível o retorno as casas dos bairros danificados e que duas pontes foram completamente destruídas. "Uma grande parte das muitas casas foram tomadas pela avalanche, mas acima de tudo as pessoas foram avisadas com tempo suficiente e algumas foram capazes de sair e se salvar", disse.

"Muitas pessoas procuram seus parentes no meio da lama", disse o porta-voz da Cruz Vermelha na Colômbia, Oscar Forero.

Os feridos foram levados para um hospital da cidade, que não tem condições de comportar tanta gente. Falta sangue e autoridades sanitárias pedem doações. "Tenho certeza que muita gente foi soterrada pela lama", disse o anestesista Herman Granados. "Muitos funcionários deixaram o hospital para ajudar nas buscas."

A cidade tem 40 mil habitantes e fica próxima à fronteira com o Equador, no entroncamento entre dois rios.

CORREIO DO POVO
A.M

Outras Notícias

MÉDICO QUE BEBEU MEIO LITRO DE TINTA ACHANDO QUE ERA IOGURTE MORRE AOS 91 ANOS

Morreu no último dia 5 de novembro o médico que ficou famoso após tomar meio litro de tinta pensando que era iogurte....

ISRAEL X HAMAS: IMAGENS EXPLICAM INÍCIO DO CONFRONTO PONTO A PONTO

O confronto entre Israel e o Hamas, que chegou ao quarto dia nesta terça-feira (10), provocou a morte de mais de 1,5 ...

BRASILEIRO FORAGIDO NOS EUA É CAPTURADO

Danilo Cavalcante, o brasileiro condenado a prisão perpétua que fugiu da cadeia nos Estados Unidos, foi capturado nes...

CARGA DE 5 MILHÕES DE ABELHAS CAI DE CAMINHÃO E MOBILIZA FORÇA-TAREFA DE APICULTORES

Uma carga com 5 milhões de abelhas caiu de um caminhão em Ontário, nos Estados Unidos nesta quarta-feira (30). O acid...