Wilamir Cavassini é eleito prefeito de Abelardo Luz, diz TRE

Os eleitores de Abelardo Luz, no Oeste catarinense, foram às urnas neste domingo (3) para eleger prefeito e vice-prefeito. Com 41,34% dos votos válidos, o equivalente a 4 mil votos, venceu Wilamir Domingos Cavassini (PSDB), com Jorge Luiz Piccinin (PP) como vice. A diplomação dos novos prefeito e vice deve ser feita em 29 de setembro na Câmara.

Concorreram nas eleições deste domingo as chapas de Celso Santin (PMDB) e Fabricio Luiz Stefani (PMDB), com 3.586 votos, Vilmar Baumgratz (PT) e Tiago Kosinski (PT), com 1.856 votos, e Altair Lavratti (PSOL) e Gilmar Fidelis de Mello (PSOL), que receberam 234 votos.
A abstenção foi de 22,73%. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC), não foram registrados casos de crime eleitoral durante o pleito. Duas urnas eletrônicas tiveram problemas, mas eles foram solucionados e não houve necessidade de votação em cédula de papel.

Chapa foi indeferida

As novas eleições ocorrem pois Nerci Santin (PMDB) e Cleomar Finger (PMDB), respectivamente prefeito e o vice eleitos em 2016, tiveram os registros de candidatura indeferidos. A alegação é que, em 2010, os dois teriam uma condenação por crime contra a administração pública, por isso não poderiam ter concorrido ao pleito de 2016.

Por meio de uma medida liminar, prefeito e vice eleitos em 2016 chegaram a assumir a prefeitura de 10 de janeiro até 18 de abril desse ano. Essa decisão foi revogada e quem assumiu o executivo foi o presidente da Câmara de Vereadores, Lucas Sernajoto (PMDB), que deve ficar até o fim desse mês.

A eleição deste domingo foi apenas para prefeito e vice-prefeito. Os vereadores eleitos em 2016 seguem trabalhando normalmente.

Fonte: G1

Outras Notícias

Candidatos às Eleições 2024 têm até 8 de maio para estar com situação eleitoral regular

Quem deseja disputar um cargo nas Eleições Municipais de 2024 — prefeito, vice-prefeito ou vereador — também deve est...

Nova executiva do PSDB de Piratuba apresenta planejamento estratégico para a eleição deste ano

Na noite da sexta-feira, 12, a nova executiva do PSDB se reuniu para apresentar o planejamento estratégico, visando a...

PP oficializa o vereador Jozinão como presidente do diretório de Piratuba

Após confirmar o nome do vereador Luiz Henrique Jozinão como pré-candidato a prefeito de Piratuba, o Partido Progress...

Marcelo Minks é o pré-candidato a prefeito pelo PSD em Ipira

O PSD – Partido Social Democrático – confirmou o nome do ex-secretário de saúde de Ipira, Marcelo Minks, como pré-can...