Por causa da estiagem, Ouro decreta situação de emergência

A Prefeitura de Ouro, no Oeste catarinense, assinou decreto de situação de emergência na tarde desta terça-feira (26) por causa da estiagem. De acordo com a Defesa Civil, há prejuízos com a agricultura e aumento nos atendimentos nos postos de saúde por causa de problemas respiratórios.
A Epagri/Ciram, órgão que monitora as condições climáticas do estado, prevê chuva no estado a partir de sexta-feira (29).

De acordo com a Epagri/Ciram, em todo o estado a condição de estiagem é parecida. "Todas as regiões têm algum rio em condição mais crítica", explicou o meteorologista Erickson de Oliveira.
Estão em nível de emergência os rios nos municípios de Forquilhinha e São Martinho, no Sul, Chapadão do Lageado e José Boiteux, no Vale do Itajaí, São João Batista, na Grande Florianópolis, Passos Maia, Joaçaba, Tangará e Concórdia, no Oeste, e Camboriú, no Litoral Norte.

Prejuízos em Ouro
Faz 35 dias que não chove em Ouro, conforme a coordenadora municipal de Defesa Civil, Ana Colombo.
"Já temos prejuízos contabilizados na agricultura. Não só atuais, mas a longo prazo também, com a diminuição do faturamento. Nossas estradas rurais estão muito danificadas e estamos de mãos atadas por não ter umidade suficiente para realizar obras de terra", disse a coordenadora.

O município tem plantações principalmente de milho, trigo e soja. Os pastos, que servem de alimento para o gado leiteiro, também estão danificados.

A saúde dos moradores também está prejudicada por conta dos problemas respiratórios causados pela baixa umidade do ar.
"Já foi registrado aumento de atendimentos nos postos de saúde e aumento na solicitação de cestas básicas por conta do desemprego rural", resumiu a coordenadora.
Volume maior de chuva no Oeste
A previsão da Epagri/Ciram indica que a chuva do fim de semana deve ter volume mais significativo na região Oeste.
A Secretaria de Estado da Defesa Civil afirmou que não houve nenhum outro decreto de emergência por conta da estiagem até a tarde desta terça.
CAMBORIÚ


G1/SC
A.M

Fotos

Outras Notícias

Sicoob Crediauc lança campanha de aniversário com um show de prêmios

O Sicoob Crediauc que vai completar quatro décadas de existência no dia 8 de novembro do corrente ano, lançou no dia ...

Criança de 9 anos vai parar no hospital após ser mordida por cão de vizinha

Uma criança de 9 anos precisou de atendimento médico após ser mordida por um cachorro, no bairro Jardim Bela Vista, e...

Ação policial resulta na apreensão de 445 kg de cocaína e prisão de 5 homens em SC

Uma operação policial conjunta entre a Polícia Militar (PM) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu cerca de 4...

Homem que foi decapitado em SC é identificado; entenda o caso

A cabeça encontrada em frente à porta de um escritório na última sexta-feira (1º) em Araquari, no Norte catarinense, ...