Secretaria de Saúde de Ipira lança 9ª Campanha de Câncer Bucal

Sabendo que o câncer bucal é o sétimo tipo de neoplasma mais incidente entre os brasileiros, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a Secretaria Municipal de Saúde de Ipira realizará de 16 de Outubro a 14 de Novembro, a 9ª Campanha do Câncer Bucal, com exames gratuitos voltados à prevenção de toda a população.

A campanha oferece atividades educativas e orientações para o autoexame em todas as UBS da cidade, não sendo necessário agendamento para esta data. Os locais onde a campanha estará em atividade funcionam das 7h às 11h e das 13h às 17h, de segunda à sexta feira na UBS da sede e no Bairro dos Estudantes nas segundas, quintas e sextas-feiras.

O dia D acontece somente na UBS da sede no dia 21 de Outubro e para participar da campanha basta ter 40 anos ou mais e é necessário apresentação do cartão do SUS e o Cartão Família para realizar a avaliação.

Recentemente, fazendo parte das atividades da Campanha, as Odontólogas da Unidade estiveram realizando uma capacitação para as Agentes Comunitárias de Saúde do Município com o intuito foi informar e divulgar assuntos relacionados a esta importante ação que a Secretaria irá desenvolver.

O Secretário Municipal de Saúde e Promoção Social, Marcelo Minks enfatiza que é de grande importância que as pessoas participem de mais essa campanha que a Secretaria estará desenvolvendo, pois todas as ações são pensadas e cuidadosamente planejadas para proporcionar uma qualidade de vida ainda mais exitosa a população Ipirense.

Saiba Mais

O que é o câncer Bucal?

É um tipo de câncer que geralmente ocorre nos lábios (mais frequentemente no lábio inferior), dentro da boca, na parte posterior da garganta, nas amígdalas ou nas glândulas salivares. É mais frequente em homens do que em mulheres e atinge principalmente pessoas com mais de 40 anos de idade. O fumo, combinado com o excesso de bebida alcóolica, é um dos principais fatores de risco.

Se não for detectado de maneira precoce, o câncer bucal pode exigir tratamentos que vão da cirurgia (para a sua remoção) à radioterapia ou quimioterapia. Este câncer pode ser fatal, com uma taxa de sobrevivência de cinco anos de 50%. Uma das razões pelas quais este prognóstico é tão negativo é o fato de que os primeiros sintomas não serem reconhecidos logo. O diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento. Participe você também!

ASSESSORIA DE IPIRA
A.M

Outras Notícias

Quase metade das amostras enviadas por Piratuba deram positivo para dengue, informa Lacen

Quase metade das amostras enviadas por Piratuba referentes a dengue, dão resultado positivo para a doença. É o que in...

Secretaria de Saúde confirma 36 casos de dengue em Ipira

A SMS – Secretaria Municipal de Saúde – atualizou os números referentes a dengue em Ipira. O boletim epidemiológico l...

Piratuba chega a 21 casos confirmados de dengue neste ano

A DIVE – Diretoria de Vigilância Epidemiológica – confirmou mais cinco casos de dengue em Piratuba, elevando para 21 ...

Piratuba e Ipira ultrapassam 20% da cobertura vacinal contra a o vírus influenza

O Ministério da Saúde divulgou os números atualizados da cobertura vacinal, referentes a campanha nacional de imuniza...