Parque Estadual Fritz Plaumann comemora dez anos de visitação

Neste ano o Parque Estadual Fritz Plaumann completa 10 anos de abertura oficial ao público e para comemorar esta data foram realizados eventos alusivos dos dias 08 a 12 de novembro. O objetivo era integrar a comunidade local junto aos gestores do parque, representantes do Município e Entidades apoiadoras. O Consórcio Itá faz parte desta história e por isso esteve presente nas comemorações.

No dia 08 de novembro foi realizada na Comunidade de Sede Brum uma reunião sobre agronegócio, promovida pela ACIC, e em seguida aconteceu a abertura oficial da semana de comemoração em ato solene. A Ecopef apresentou ao público um breve histórico dos avanços obtidos nesta década de parcerias em prol do entorno da Unidade de Conservação.

A Escola de Ensino Fundamental Francisco Bagatini, principal Escola do entorno do parque fez uma síntese de todos os trabalhos realizados em parceria com o Fritz Plaumann. Um exemplo é o projeto "Guias Mirins" que é desenvolvido desde 2008 pela Ecopef, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP que atua desde 2007 junto a Fundação de Meio Ambiente do estado de Santa Catarina – FATMA e em parceria com o Consórcio Itá. No domingo os alunos do projeto foram Guias oficiais dos visitantes.

No dia 09 foi realizada a trilha noturna para alunos e professores dos cursos de Biologia e Farmácia da UNC de Concórdia e comunidade em geral. No dia 10 realizou-se a Assembleia geral do Conselho Consultivo do Parque, destinada exclusivamente aos conselheiros.

No dia 11, a Ecopef realizou a primeira edição da Mateada da Família, o evento envolveu alunos, pais e professores da Escola Francisco Bagatini, Freya Hoffmann Wetengel, José Pioresan e Escola Domingos Magarinos.
No domingo as comemorações foram finalizadas no Parque Estadual Fritz Plaumann. No local aconteceu uma feira com produtos da Agricultura Familiar do entorno do Parque; passeios de barco pelo reservatório da Usina Hidrelétrica Itá e trilhas interpretativas.

Murilo Anzanello Nichele, biólogo e Rafael Leão, engenheiro sanitarista ambiental, são respectivamente; os gestores do parque. Eles garantem que nestes dez anos de parceria entre Fatma, Ecopef e Consórcio Itá foram muitas ações em prol do Parque Estadual Fritz Plaumann. "Estamos muito felizes, pois nestes dez anos estas ações contribuíram efetivamente para o fortalecimento e desenvolvimento da região, escolhemos fazer esta integração entre a comunidade como forma de comemorar", destacou Murilo.

Por: Camila Freitas
Assessora de Imprensa

Outras Notícias

Oito cidades de Santa Catarina terão provas do Concurso Público Nacional Unificado

Terminam nesta sexta-feira (9/2) as inscrições para o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) e até agora 1,5 milh...

Santa Catarina vai reativar Escola de Conselhos

Santa Catarina vai reativar a Escola de Conselhos, órgão responsável pela formação de conselheiros tutelares e profis...

IPVA 2024 em Santa Catarina inicia nesta quarta-feira 10/01

O Governo estadual de Santa Catarina divulgou nos últimos dias as datas para o IPVA 2024, com os vencimentos começand...

DERRETIMENTO DE CALOTAS DE GELO ACENDE ANTIGO ALERTA PARA COSTA DE SC; ENTENDA

O degelo na Antártica atingiu o maior nível desde 1979, apontou uma pesquisa divulgada pelo NSIDC (Centro Nacional de...