Bombeiro mirim conta como salvou irmão de um ano que engasgou com mingau no interior do Acre

Willian Vitório Ciriaco Frota salvou irmã que se engasgou com mingau em Brasileia. Pouco tempo depois ele socorreu menina que se afogava em piscina de balneário na Bolívia.

O pequeno William Vitório Ciriaco Frota, de 12 anos, é o que se pode chamar de garoto prodígio. O garoto, que é aluno do projeto Bombeiro Mirim em Epitaciolândia, interior do Acre, salvou o próprio irmão de um ano após o bebê ficar engasgado enquanto tomava mingau.

Pouco tempo depois, ele resgatou uma menina enquanto ela se afogava em uma piscina de balneário.

O primeiro caso aconteceu na casa do bombeiro mirim, em Brasileia, no mês de julho. Enquanto jogava futebol com os amigos, Frota foi avisado de que a mãe o estava chamando com urgência na residência. O irmãozinho já estava doente há algum tempo e enquanto tomava o mingau ele vomitou o alimento, que ficou retido nas vias respiratórias deixando-o sem respiração.

“Disse para enxugarem toda a secreção que tava no nariz dele. Depois eu suguei o alimento com a boca, ele voltou a respirar e deixou de ficar roxo. Logo depois liguei para o meu pai. Se eu não tivesse feito esse procedimento antes de falar com meu pai, acho que hoje meu único irmão não tinha sobrevivido e não ia estar com a gente. Fiquei muito feliz de salvar ele”, afirma Frota.

Já o segundo e inesperado ato de bravura do bombeiro mirim foi na cidade de Cobija, na Bolívia, em setembro. Enquanto estava se divertindo em um passeio com a família em um balneário, o adolescente viu uma menina de 3 anos se afogando em uma das piscinas do local.

Mesmo com medo e sem saber nadar muito bem, ele se jogou nas águas e resgatou a criança do afogamento.

“Estava saindo do banheiro e quando passei pelo corredor vi ela se afogando. Coloquei em prática tudo que aprendi no curso do bombeiro mirim e me joguei lá dentro. Quando cheguei perto, peguei no braço da menina e saí nadando até conseguir tirar ela da piscina. A família dela fez errado e não me deixou prestar os primeiros socorros, ligaram direto para a emergência”, relembra Frota.


O pintor Jonas Frota, de 39 anos, pai de William Vitório, conta que ficou emocionado com os atos do filho. Ele avalia que os estudos do garoto e o curso do projeto bombeiro mirim estão ajudando o filho a ser alguém melhor.

“Quando ele me contou que salvou a menininha, fiquei muito feliz. Meu filho sempre foi um garoto comportado e bom. É uma emoção grande”, fala o pintor ele lágrimas.

O pai fala emocionado que Frota sempre serviu de exemplo para a família e se esforçou para os estudos. Para ele, o adolescente está trilhando um bom caminho para ajudar aos que precisam. “Quero que Deus continue usando e abençoando meu filho para ajudar as pessoas. Meu filho é tranquilo, animado e representa tudo para a minha família”, declara o pai chorando.

Evolução
A soldado Luciana Maciel, do 6° Batalhão do Corpo de Bombeiros em Epitaciolândia e uma das instrutoras do projeto Bombeiro Mirim, afirma que o pequeno Frota sempre foi um menino aplicado no curso.

Mesmo com toda a dedicação, ela diz ter ficado surpresa quando soube do segundo salvamento. Ela lembra que o adolescente no início do curso, em março deste ano, não sabia nadar e evoluiu nesse aspecto.

“O Frota é um mirim muito aplicado, tanto na questão de assiduidade e pontualidade quanto a pegar rápido as instruções. Na natação, a turma era dividida em dois e ele fazia parte dos que não sabiam nadar. Mas, ele teve um avanço muito grande porque é bastante aplicado e levou as instruções a sério. Hoje [perto do fim do curso], ele já consegue atravessar a piscina de uma ponta a outra”, relembra Luciana.

A soldado relata que o próprio bombeiro mirim falou sobre os salvamentos. Para ela, o sucesso das ações do adolescente refletem a importância social do projeto e a dedicação do aluno.

“Nós, enquanto instrutores, sempre ficamos muito felizes porque a gente vê que plantou a semente e os frutos já estão sendo colhidos. Ficamos muito felizes. O Frota é muito habilidoso no cumprimento das tarefas”, finaliza.

Fonte: G1
A.M

Outras Notícias

Correios abre inscrições para o 53º Concurso Internacional de Cartas na quarta

Escolas públicas e privadas de todo o Brasil podem realizar, a partir da próxima quarta-feira (21), as inscrições par...

SÃO CARLOS RECEBE A SEGUNDA EDIÇÃO DO RALLY TERRA VERDE

São Carlos – a cerca de 240km de São Paulo –, volta a ser a cidade do automobilismo off-road. Importante polo industr...

GOVERNO REVOGA PORTARIA SOBRE TRABALHO DO COMÉRCIO NOS FERIADOS

O Ministério do Trabalho e Emprego irá revogar a portaria 3.566, publicada na semana passada, que retomava a necessid...

ARTISTA DE CIRCO MORRE APÓS QUEDA DE MOTO EM TREINO RADICAL EM GO

Em Senador Canedo (GO), um artista de circo morreu após sofrer uma queda de moto durante o treino de manobras radicai...