Queda na colheita de milho preocupa agronegócio de SC

Queda na colheita do milho preocupa o agronegócio catarinense. O grão é usado para alimentação de animais. Para tentar melhorar essa situação, deve ser feita em 30 dias uma experiência de rota de importação do milho do Paraguai.

A colheita do milho terminou na propriedade de Mário Fries, em Chapecó, Oeste catarinense. A produção caiu 27%: de 214 sacas por hectare no ano passado, este ano foram colhidas 156. "Houve uma incidência muito grande de lagarta. A germinação também deixou a desejar um pouco", disse ele.

Agora, o produtor vai precisar comprar, no mínimo, 2 mil sacas do grão para manter a alimentação dos animais na granja. Aumento no custo que não tava nos planos.

Preocupação com indústria da carne

O estado catarinense é um dos maiores exportadores de carne suína e de aves do país. O setor representa 15% do Produto Interno Bruto (PIB) do estado.

A Federação da Agricultura e Pecuária (Faesc) teme que essas indústrias deixem o estado. Isso porque para alimentar as criações em Santa Catarina, o milho precisa vir do Mato Grosso. Isso encarece a produção e o preço da carne produzida fica menos competitivo.

"Já vimos indústrias fechando porque ali não se produz milho, soja e o custo de buscar mais longe vai onerando essa indústria. Preocupa nós que somos lideranças do meio rural porque produzir em outros estados é muito mais econômico", afirmou o presidente da Faesc, José Zeferino Pedroso.

Rota do milho

Em 2016, uma alternativa foi proposta. A rota do milho traria o grão do Paraguai até o Oeste do estado. O trajeto é menor do que é feito hoje em dia.

"O Paraguai encurta em até 1,5 mil quilômetro o frete", disse o presidente da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), Enori Barbieri.

A nova rota está prestes a ser inaugurada. Todas as licenças e autorizações dos governos envolvidos já foram emitidas.

"As tratativas já foram feitas com o Paraguai e a Argentina. Não tenho dúvida que é uma alternativa para resolver o problema interno", completou o presidente da Cidasc.

Caminho do Paraguai

Para chegar a Santa Catarina, o milho colhido no país vizinho seria levado até um porto na cidade de Mayor Otaño, no Paraguai, e atravessaria por balsas para o outro lado do Rio Paraná, em Eldorado, na Argentina. De lá, continuaria a viagem por rodovias até chegar ao porto seco de Dionísio Cerqueira, no Oeste de Santa Catarina. Da aduana até Chapecó, seriam mais 195 quilômetros de viagem.

Fonte: G1
A.M

Outras Notícias

Bolsa Família chega a 231 mil beneficiários de Santa Catarina a partir desta quarta

A partir desta quarta-feira (17/4), mais de 321 mil beneficiários de Santa Catarina recebem o repasse do Bolsa Famíli...

Aprovadas as contas do exercício 2023 do Sicoob Crediauc

As contas do exercício 2023 do Sicoob Crediauc foram todas aprovadas em evento realizado dia 17 de abril, em Concórdi...

Sicredi UniEstados encerra ciclo Assemblear

Na manhã de sábado (13/04), aconteceu a Assembleia Geral Ordinária (AGO) da Sicredi UniEstados. A reunião que contou ...

CREDICEM é reinaugurada em Concórdia

No dia 11 de abril foi reinaugurada em Concórdia (SC), a CREDICEM, a Mini Cooperativa de Crédito que integra o projet...