Este ano, safra de pinhão de SC deve ser 30% maior do que em 2017

Este ano, a safra de pinhão deve ser 30% maior que a de 2017, quando foram colhidas 2,7 mil toneladas da semente em Santa Catarina. Nesta época do ano, o pinhão cozido ou assado na chapa do fogão à lenha é parte da alimentação de muitos catarinenses.

“Desde criança eu sempre estive no meio do pinhão”, contou a dona de casa Rute Vieira Arruda enquanto arruma o pinhão sobre o fogão.

Preparo

Na Serra, também é uma tradição fazer a sapecada de pinhão. Os agricultores aproveitam as grimpas que caem do pinheiro para colocar os pinhões no meio delas e depois atear fogo.

No sítio de Ênio Vieira, a família toda ajuda, mas ele é quem sobe no pinheiro com 15 a 20 metros de altura, aos 60 anos. Ele faz este trabalho há quatro décadas.

“Eu subo a mesma coisa de quando eu tinha 20, pra mim é a mesma coisa. Não cansa, eu não canso principalmente”, afirmou.

Sustento

No alto da árvore, Ênio remove as pinhas que caem ao chão e garantem parte do sustento da família. Até junho, ele terá muitas araucárias para subir.

“Tem dia que subo até 20 pinheiros, às vezes 10, depende...”, contou.

Para esta safra, a Epagri espera uma produção 30% maior do que em 2017, quando foram colhidas na Serra 2,7 mil toneladas de pinhão. Painel é a maior produtora de Santa Catarina. Ao menos 100 famílias do município sobrevivem da colheita da semente.

O vendedor Claudiomar de Moraes, com o pinhão, garante o sustento da família para o resto do ano. “Trabalho de abril até julho, 120 dias direto, não tem intervalo. A gente não tem folga, a gente se sustenta basicamente do pinhão”, relatou.

Fonte: G1
A.M

Outras Notícias

Bolsa Família chega a 231 mil beneficiários de Santa Catarina a partir desta quarta

A partir desta quarta-feira (17/4), mais de 321 mil beneficiários de Santa Catarina recebem o repasse do Bolsa Famíli...

Aprovadas as contas do exercício 2023 do Sicoob Crediauc

As contas do exercício 2023 do Sicoob Crediauc foram todas aprovadas em evento realizado dia 17 de abril, em Concórdi...

Sicredi UniEstados encerra ciclo Assemblear

Na manhã de sábado (13/04), aconteceu a Assembleia Geral Ordinária (AGO) da Sicredi UniEstados. A reunião que contou ...

CREDICEM é reinaugurada em Concórdia

No dia 11 de abril foi reinaugurada em Concórdia (SC), a CREDICEM, a Mini Cooperativa de Crédito que integra o projet...