FOTO: Fábio Queiroz/Agência AL

PL que inclui MEI na isenção de taxas estaduais é aprovado em comissão

Foi aprovado na tarde desta quarta-feira (11), na reunião da Comissão de Economia, Ciência e Tecnologia, o Projeto de Lei (PL) nº 416/2017 que altera a Lei nº 7.541, de 1988, a fim de incluir o Microempreendedor Individual (MEI) na isenção de taxas estaduais. A realização de uma audiência pública para debater sobre a ciência e tecnologia como política de estado também foi aprovada pela comissão.

São considerados como microempreendedores individuais aqueles que optam por trabalhar por conta própria e formalizam o seu negócio como uma empresa, tendo um faturamento limitado a R$ 81 mil anuais. Atualmente, de acordo com o portal do empreendedor do governo federal, Santa Catarina tem cerca de 347 mil microempreendedores individuais.

O PL aprovado nesta quarta-feira visa alterar a Lei 7.541, que dispõe sobre as taxas estaduais, para incluir o MEI no grupo de isentos das taxas de serviços gerais e prevenção contra sinistros. A justificativa do PL é o cumprimento da Lei Complementar Federal n° 123, de 2006, e a Lei Complementar Estadual n° 631, de 2014.

“A Lei do MEI é uma forma de trazer mais pessoas para a formalidade do mercado de trabalho, desde vendedores autônomos, até pequenos empreendedores. E em Santa Catarina, contrariando a legislação federal, tem sido exigido desses empreendedores várias licenças e o pagamento de taxas. A legislação que queremos é isentá-los dessas taxas para atrair mais pessoas da informalidade para a formalidade e, obviamente, potencializar a atividade”, explica o deputado José Milton Scheffer (PP), autor do projeto.

O PL, que já havia passado pelas comissões de Constituição e Justiça e de Finanças e Tributação, agora pode ir à votação plenária nos próximos dias. “A lógica dessa legislação é a de tornar a atividade menos onerosa, tributariamente pensando. Desta forma, atrair da informalidade do mercado para a formalidade e, com isso, permitir o controle, não só para o estado, mas também para essas pessoas que se beneficiarão com essa legislação”, destaca Scheffer.

Isenção de ingressos para ex-atletas
De autoria do presidente da Comissão de Economia, Ciência e Tecnologia, deputado Cleiton Salvaro (PSB), também foi aprovado o PL 220/2017, que dispõe sobre o acesso gratuito de ex-atletas profissionais aos estádios de futebol em Santa Catarina.

Conforme o texto, todo o atleta profissional que tenha disputado o Campeonato Catarinense na primeira divisão por qualquer clube afiliado à Federação Catarinense de Futebol, por tempo igual ou superior a cinco anos, tem direito à entrada gratuita em todos os estádios de Santa Catarina.

“Vejo com bons olhos isentá-los, acho que não haverá nenhum prejuízo a ninguém. A gente sabe que todos os estádios têm suas quotas de adesões gratuitas, então vamos reservar um espaço para esses profissionais que atuaram e dedicaram suas carreiras pelo nosso estado”, justifica Salvaro.

Audiência pública
A Comissão também aprovou a realização de uma audiência pública para debater sobre a ciência, tecnologia e inovação como política de estado. A solicitação foi relatada pelo deputado Fernando Coruja (PODE), na ocasião representando o deputado Dirceu Dresch (PT), atendendo à solicitação de professores universitários de Santa Catarina. O debate deve ocorrer no mês de maio com a reunião de agentes da sociedade civil organizada, acadêmica e política.



Com a colaboração de Carolina Lopes/Agência AL
A.M

Outras Notícias

Bolsa Família chega a 231 mil beneficiários de Santa Catarina a partir desta quarta

A partir desta quarta-feira (17/4), mais de 321 mil beneficiários de Santa Catarina recebem o repasse do Bolsa Famíli...

Aprovadas as contas do exercício 2023 do Sicoob Crediauc

As contas do exercício 2023 do Sicoob Crediauc foram todas aprovadas em evento realizado dia 17 de abril, em Concórdi...

Sicredi UniEstados encerra ciclo Assemblear

Na manhã de sábado (13/04), aconteceu a Assembleia Geral Ordinária (AGO) da Sicredi UniEstados. A reunião que contou ...

CREDICEM é reinaugurada em Concórdia

No dia 11 de abril foi reinaugurada em Concórdia (SC), a CREDICEM, a Mini Cooperativa de Crédito que integra o projet...