Eleitor e ex-candidato a prefeito são condenados por compra de voto em Ponte Serrada

O juiz da comarca de Ponte Serrada, Luciano Fernandes da Silva, proferiu nesta sexta-feira, dia 18, uma sentença condenando o candidato a prefeito nas últimas eleições municipais de Ponte Serrada, Antoninho Rossi, e o eleitor Adriano Ribeiro pelo crime de compra de voto durante a campanha eleitoral de 2016.

A pena aplicada ao candidato foi de um ano e dois meses de reclusão, substituída pelo pagamento de quatro salários mínimos e mais uma multa de um salário mínimo. Adriano foi condenado a um ano de reclusão, também tendo a pena substituída por um salário mínimo.

Na época, o próprio eleitor gravou pelo celular uma conversa com o ex-candidato em uma residência na Vila Pouso dos Tropeiros. O áudio chegou à Justiça e serviu como prova no processo. O ex-candidato e o eleitor foram condenados com base no artigo 299 do Código Eleitoral: “Dar, oferecer, prometer, solicitar ou receber, para si ou para outrem, dinheiro, dádiva, ou qualquer outra vantagem, para obter ou dar voto e para conseguir ou prometer abstenção, ainda que a oferta não seja aceita”.

Conforme a sentença, Antoninho teria entregado R$ 200 a uma terceira pessoa que estava na casa e R$ 100 a Adriano, prometendo mais dinheiro após a eleição e oferecendo também combustível. A defesa de Adriano alegou ilegalidade da gravação como prova do crime. Pediu ainda, em caso de condenação, a atenuação da pena pela confissão espontânea.

A defesa de Antoninho também alegou a ilicitude da gravação, mas o argumento foi rechaçado pela Justiça. O ex-candidato ainda disse em depoimento que sofria perseguições políticas, inclusive por parte do eleitor. Apontou ainda que “pode ter dito” que daria uma quantia a Adriano em razão do pedido feito por ele. Também “asseverou que não andava com dinheiro e nem possuía valores”.

Conforme a sentença, o eleitor e o ex-candidato ainda ficam inelegíveis para qualquer cargo público pelo período de oito anos. A decisão é passível de recurso.

Fonte: OESTEMAIS
A.M

Outras Notícias

TSE conclui apuração do 1º turno e registra abstenção de 20,33%

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concluiu às 21h20 de segunda-feira, 8, a apuração dos votos do primeiro turno das...

Candidatos barrados pela Justiça recebem 3,7 milhões de votos

Os candidatos com registro rejeitado pela Justiça Eleitoral mas que ainda têm recursos pendentes nos tribunais region...

Não votou nem justificou no 1º turno? Saiba o que fazer

Os eleitores que não votaram nem justificaram a ausência no 1º turno das Eleições 2018 ainda podem enviar a sua justi...

E-título: saiba como baixar o título digital para votar nestas eleições

Os eleitores que forem votar no próximo domingo (7) poderão usar o e-título, aplicativo de celular que traz a versão ...