Pinhão: o sabor do inverno que gera renda a famílias da região

A venda do pinhão é uma alternativa para o levantamento dos lucros mensais para muitas famílias nesta época do ano. Sendo cozido ou assado no fogão a lenha, o pinhão se torna a atração da culinária na nossa região, além de estar em muitos pratos diferentes, como farofa, recheios e entre outros.

Mas a semente não atrai somente os paladares, é também algo rentável para muitas famílias. Como é o caso de Débora Damazio e Rodrigo Augustinho, o casal morador de Ponte Serrada, que investiu na comercialização do pinhão para contribuir com o salário extra ao fim do mês.

O casal que possui três filhos, de três, oito e dez anos, enxergou a venda do pinhão como uma nova alternativa. “Eu trabalho a semana toda empacotando erva e nos fins de semana venho vender pinhão. Já é o segundo ano que estamos aqui e a renda que conseguimos com o pinhão ajudam bastante em casa”, relata Débora sobre a importância do dinheiro extra.

Os trabalhos iniciam cedo. Durante a semana, Rodrigo prepara as vendas às 7 horas e permanece no expediente até o final da tarde, acompanhado de suas refeições em marmita, que também são feitas ali.

A semente é vendida em pinhas, cruas e cozidas, mas Débora relata a maior procura. “Os compradores preferem o pinhão já cozido, até porque a maioria são caminhoneiros que param aqui, ai eles já levam e vão comendo, fica mais fácil pra eles”.

A venda não é realizada somente pela família. Nas proximidades, mais barracas comercializam o pinhão, mas para montar a estrutura das vendas o terreno é comercializado.

“Temos alguns vizinhos e outras pessoas vendendo também, e cada um tem que comprar o pedaço de terra para poder montar a barraca. Nós compramos o pinhão de um vendedor depois revende aqui de novo”, explica Débora.

Pâmela Basso/Oeste Mais/Diario Rio do Peixe
A.M

Outras Notícias

Agência do Sicoob Crediauc Centro Seara comemora 30 anos

Já se passaram 30 anos desde a inauguração da agência do Sicoob Crediauc, centro Seara (SC). A unidade que surgiu em ...

Dívidas com ofertas do Desenrola podem ser negociadas pela primeira vez nas agências de Correios de todo o país

Consumidores de todo o país podem negociar dívidas do programa Desenrola Brasil e da Serasa em mais de 6 mil agências...

Via Atacadista inaugura mega loja na Capital Gaúcha

Na quarta-feira, 06, foi inaugurada mais uma unidade do Via Atacadista, em Porto Alegre - Rio Grande do Sul. Esta é a...

Sicredi UniEstados realiza Assembleia de Núcleo no próximo dia 05 de março

Está chegando um dos momentos mais importantes de uma cooperativa: a Assembleia de Núcleo. É por meio dela que o asso...