Leão-baio é capturado depois de invadir casa em Laguna

Um leão-baio foi capturado depois de ter entrado numa casa no bairro Mar Grosso em Laguna, no Sul catarinense, nesta terça-feira (5). O animal não feriu nenhum morador, disse a Polícia Militar, e após ser sedado foi levado para receber atendimento por pesquisadores da Udesc (Universidade de Santa Catarina).

O felino tem 52 kg, aproximadamente dois anos de idade e 110 cm de comprimento (sem a cauda), disse o pesquisador Pedro Castilho, da Udesc.

"Ele danificou alguns armários, porque investiu contra os móveis, possivelmente em busca de alimentos. Ficamos sabendo que pegadas de um animal deste porte foram vistas em Imbituba na semana passada e hoje ele apareceu em Laguna. O trabalho dos pesquisadores agora será também no sentido de descobrir porque ele entrou dentro desta casa", disse o capitão Omar Correa Marotto, da Polícia Militar Ambiental.

Segundo Marotto, ao ser chamada pela população, a PM Ambiental acionou pesquisadores da região para auxiliar na operação.

"Um pesquisador usou uma pistola com tranquilizante e aplicou duas doses para conter o animal. Ele, então foi levado para ser examinado. Pelo que soubemos será colocado no leão um colar de monitoramento usado em pesquisas científicas. O que sabemos até agora é que se trata de um macho, adulto, que chega a caminhar 16 km por dia em busca de alimentos", comentou.


O animal está na Unidade de Estabilização de Animais Marinhos, um projeto em parceria da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

"Lá os pesquisadores aguardam uma equipe que monitora felinos na reserva de Aguaí, na região de Nova Veneza, que auxiliará no atendimento ao animal", explicou.

Foto: PM Ambiental/Divulgação

Fonte: G1
A.M

Outras Notícias

Oito cidades de Santa Catarina terão provas do Concurso Público Nacional Unificado

Terminam nesta sexta-feira (9/2) as inscrições para o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) e até agora 1,5 milh...

Santa Catarina vai reativar Escola de Conselhos

Santa Catarina vai reativar a Escola de Conselhos, órgão responsável pela formação de conselheiros tutelares e profis...

IPVA 2024 em Santa Catarina inicia nesta quarta-feira 10/01

O Governo estadual de Santa Catarina divulgou nos últimos dias as datas para o IPVA 2024, com os vencimentos começand...

DERRETIMENTO DE CALOTAS DE GELO ACENDE ANTIGO ALERTA PARA COSTA DE SC; ENTENDA

O degelo na Antártica atingiu o maior nível desde 1979, apontou uma pesquisa divulgada pelo NSIDC (Centro Nacional de...