SC ainda não tem data para usar documento digital de veículos

Assim como aconteceu com a carteira nacional de habilitação (CNH), os condutores também poderão ter versão digital do registro e licenciamento de veículos automotores. Porém ainda não há prazo definido para ser utilizado em Santa Catarina, porque, segundo a assessoria do Detran do Estado, ainda são necessárias adaptações e estudos.

O documento com versão eletrônica já pode ser utilizado no Distrito Federal, primeiro local a aderir ao sistema. O documento pode ser baixado por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CNH Digital), disponível para o sistema Android e IOS.

— Não há ainda um prazo definido para os demais Estados aderirem porque a adesão é voluntária e depende dos órgãos de trânsito — disse o ministro das Cidades, Alexandre Baldy, durante a cerimônia de lançamento do aplicativo, nesta segunda-feira.

O aplicativo reunirá, na mesma plataforma, CNH, seguro obrigatório e Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). Segundo o ministro, a ideia do aplicativo é facilitar a vida do cidadão e diminuir as filas dos departamentos de trânsito.


Prazos
Apesar de não haver, até o momento, um prazo definido para que os departamentos de trânsito dos demais Estados passem a adotar a versão eletrônica do documento, a expectativa do diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Maurício Alves, é de que até o final do ano todos Estados já estejam operando com o aplicativo.


Download
Para ter o documento em seu celular, é necessário que o proprietário do veículo esteja em dia com o licenciamento. Quem já tem a CNH Digital não precisa fazer o download da Carteira Digital de Trânsito, basta apenas atualizar o aplicativo da CNH Digital. Em seguida, basta adicionar o CRLV Digital e informar o número do Renavam e o código de segurança impresso no Certificado de Registro de Veículo (CRV), que é o antigo DUT.

* Com informações Agência Brasil
A.M

Outras Notícias

Oito cidades de Santa Catarina terão provas do Concurso Público Nacional Unificado

Terminam nesta sexta-feira (9/2) as inscrições para o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) e até agora 1,5 milh...

Santa Catarina vai reativar Escola de Conselhos

Santa Catarina vai reativar a Escola de Conselhos, órgão responsável pela formação de conselheiros tutelares e profis...

IPVA 2024 em Santa Catarina inicia nesta quarta-feira 10/01

O Governo estadual de Santa Catarina divulgou nos últimos dias as datas para o IPVA 2024, com os vencimentos começand...

DERRETIMENTO DE CALOTAS DE GELO ACENDE ANTIGO ALERTA PARA COSTA DE SC; ENTENDA

O degelo na Antártica atingiu o maior nível desde 1979, apontou uma pesquisa divulgada pelo NSIDC (Centro Nacional de...