Apenas dizer "não" sem justificativa não é uma boa saída. Confira as dicas de especialistas

Conheça os tipos de mesadas que fazem a diferença na educação financeira

A situação é um tanto comum: os pais passam com o filho por uma loja de brinquedos, a criança pede um presente e o adulto que está com ela diz que irá comprar na volta. Quem nunca usou essa desculpa para o filho que atire a primeira pedra. Mas especialistas no assunto dizem que falar “não” é necessário e um importante passo para inserir a educação financeira na vida das crianças. Ele deve vir sempre acompanhado de uma justificativa verdadeira, como o valor alto do produto ou que ele não é necessário no momento.

Outra dica importante é: jamais diga que não tem dinheiro. Em vez disso, é preciso incentivar a criança a se planejar junto com a família para que possam comprar o brinquedo em outro momento. De acordo com a educadora financeira Ana Rosa Vilches, diretora pedagógica de projetos da Dsop Educação Financeira, com dois anos de idade, a criança já começa a entender que existe uma troca: é preciso dar dinheiro ou passar o cartão de crédito para ter algo que ela deseja.

— A criança terá atitudes de consumo de acordo com as atitudes dos pais — destaca.

Dar mesada para a criança proporciona o ato de cuidar do próprio dinheiro e dá a ideia de limite, conforme explica Joelson Sampaio, coordenador do curso de Economia da Escola de Economia de São Paulo, da Fundação Getulio Vargas (FGV/EESP). Assim, em vez de comprar algo que a criança deseja, o ideal é que os pais a incentivem a comprar o produto com sua mesada. Com essa responsabilidade em mãos, ela irá refletir se realmente deve gastar com aquilo que deseja.

A educadora financeira Ana Rosa comenta que existem tipos diferentes de mesada para as crianças. Nem sempre envolvem dinheiro.

Confira como e quando aplicar cada uma delas com os seus pequenos:
1. Mesada voluntária: pode ser oferecida quando a criança começar a pedir brinquedos. O dinheiro será dado aos poucos, para que ela junte no seu cofre a fim de comprar o que deseja quando tiver a quantia necessária. Os pais podem, ainda, colocar dinheiro sem que o filho veja. Quando for poupada a quantia necessária, os pais devem comemorar e empoderar o filho, para ele entender que conseguiu conquistar o que queria por meio do seu planejamento.

2. Mesada econômica: incentive a criança a economizar água, luz e outras despesas. Quando a família perceber a economia na hora em que chegam as contas, a metade do valor poupado pode ficar com a criança. Reduzir o tempo do banho e desligar as luzes dos cômodos que não estiverem sendo usados são algumas atitudes que podem ser ensinadas.

3. Mesada de terceiros: sempre que a criança ganhar valores em dinheiro, seja de avós, tios ou dindos, por exemplo, incentive-a a guardar a metade.

4. Mesada de troca: a partir dos dois ou três anos, quando a criança deseja um brinquedo novo, muitas vezes, ela tem algo que já não brinca tanto assim. Incentive seu filho a trocar com algum primo, amigo ou colega aquele brinquedo que foi deixado de lado por algo que lhe interesse.

5. Mesada financeira: por um mês, anote os valores que o filho gasta com lanches, passeios e brinquedos. No mês seguinte, o montante pode ser dado para ele (vale para crianças a partir dos oito anos de idade). Quando sair com a criança e ela pedir um sorvete, por exemplo, estimule-a a pagar com o seu próprio dinheiro.

6. Mesada empreendedora: é comum perceber que a criança tem habilidades como fazer brigadeiro, pulseiras, artigos de decoração. Os pais podem incentivá-la a vender estes objetos, ajudando na primeira vez com os gastos na produção e, posteriormente, deixando a criança comprar o material com o retorno das vendas e guardar o lucro. Geralmente, pode ser aplicada a partir dos oito anos.

7. Mesada social: incentive o seu filho a optar por atividades com menos ou com nenhum gasto, como ir em um parque ou se reunir com os amigos em casa.

REVISTA STAR
A.M

Outras Notícias

Agência do Sicoob Crediauc Centro Seara comemora 30 anos

Já se passaram 30 anos desde a inauguração da agência do Sicoob Crediauc, centro Seara (SC). A unidade que surgiu em ...

Dívidas com ofertas do Desenrola podem ser negociadas pela primeira vez nas agências de Correios de todo o país

Consumidores de todo o país podem negociar dívidas do programa Desenrola Brasil e da Serasa em mais de 6 mil agências...

Via Atacadista inaugura mega loja na Capital Gaúcha

Na quarta-feira, 06, foi inaugurada mais uma unidade do Via Atacadista, em Porto Alegre - Rio Grande do Sul. Esta é a...

Sicredi UniEstados realiza Assembleia de Núcleo no próximo dia 05 de março

Está chegando um dos momentos mais importantes de uma cooperativa: a Assembleia de Núcleo. É por meio dela que o asso...