Em meio a rumores sobre greve de caminhoneiros, ANTT publicará nova tabela do frete

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) informou, por meio de nota divulgada na noite deste sábado (1º), que vai publicar uma nova versão da tabela dos preços dos fretes. O órgão destaca que a medida ocorre em razão à oscilação de 13% no preço do diesel, comparado à planilha de cálculos utilizada na edição da tabela. A Petrobras reajustou os valores do combustível na quinta-feira (30), após 60 dias de congelamento.

Uma das principais reivindicações durante a greve dos caminhoneiros, a tabela do frete entrou em vigor em maio, após o presidente Michel Temer assinar uma medida provisória (MP) em meio à paralisação.

A alteração na tabela já era esperado desde o anúncio do reajuste. A Lei 13.703, sancionada em 8 de agosto, informa que uma nova tabela de preços deve ser publicada toda vez que o diesel variar mais do que 10%.

Desde sua edição, a tabela é alvo de queda de braço entre empresários e caminhoneiros. Em razão do impasse, o caso foi levado até o Supremo Tribunal Federal (STF), onde foi realizada audiência pública nesta semana.

Neste sábado (1º), uma entidade autodenominada União dos Caminhoneiros do Brasil (UDC) enviou um comunicado, publicado por jornais como a Folha de S. Paulo, anunciando que uma nova greve começaria depois do feriado da Independência. Em nota oficial publicada nesta sexta-feira (31), a Associação Brasileira dos Caminhoneiros (Abcam) afirmou que quer marcar uma audiência com a Casa Civil para tratar do assunto.

“A Abcam se mantém vigilante no cumprimento do acordo realizado com o Governo Federal. A Associação, que sempre acreditou no diálogo, fará o possível para evitar uma nova paralisação”, afirma a nota.

Confirma a nota da ANTT na íntegra:

"A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) informa que, em cumprimento ao disposto no §3°, do artigo 5°, da Lei 13.703/2018, publicará uma nova versão da tabela de frete devido à oscilação superior a 10% no preço do óleo diesel em relação ao considerado na planilha de cálculos utilizada na Resolução n° 5820/2018. "

Foto: Reprodução Web

Fonte: DIÁRIO CATARINENSE
A.M

Outras Notícias

Bolsa Família chega a 231 mil beneficiários de Santa Catarina a partir desta quarta

A partir desta quarta-feira (17/4), mais de 321 mil beneficiários de Santa Catarina recebem o repasse do Bolsa Famíli...

Aprovadas as contas do exercício 2023 do Sicoob Crediauc

As contas do exercício 2023 do Sicoob Crediauc foram todas aprovadas em evento realizado dia 17 de abril, em Concórdi...

Sicredi UniEstados encerra ciclo Assemblear

Na manhã de sábado (13/04), aconteceu a Assembleia Geral Ordinária (AGO) da Sicredi UniEstados. A reunião que contou ...

CREDICEM é reinaugurada em Concórdia

No dia 11 de abril foi reinaugurada em Concórdia (SC), a CREDICEM, a Mini Cooperativa de Crédito que integra o projet...