Foto: Aline Ben

Competidores da região dominam pódio da Copa Scherer 4x4 Carbon Free em Ipira e Piratuba

O feriadão de comemoração ao Dia da Independência do Brasil foi de rally na região turística das cidades de Ipira e Piratuba. A Copa Scherer 4x4 Carbon Free realizou a sua terceira prova no ano, onde foram organizadas a quinta e a sexta etapas do campeonato no sábado, dia 8 de setembro. Os pilotos e navegadores das cidades que receberam a prova e também de Joaçaba e Capinzal foram os grandes destaques nos pódios das categorias Master, Graduado, Turismo/Jeep e Novatos.

Na categoria Master o piloto Leandro Riffel, de Piratuba, e o navegador Michael da Silveira Masson, de Capinzal, venceram as duas etapas da prova e agora lideram com folga o campeonato. Com 33 pontos de vantagem para o segundo colocado na classificação geral, a dupla tem deixado somente a poeira para os adversários.

“Estava tudo perfeito dentro da organização técnica. Também posso afirmar que foi a prova mais difícil na parte técnica para o navegador, com muito laço virtual e muita pegadinha. Foi uma prova com médias justas e com tempo muito bom, a galera animada, pena mesmo que veio pouca gente, mas convidamos a todos para nas próximas etapas estarem juntos e não desanimarem, porque o nosso esporte tem que crescer, tem que ir pra frente, tem que ficar cada vez maior para fomentar nossa amizade e o nosso amor pelo 4x4”, afirma Leandro.

Em segundo lugar na Master ainda figurou o piloto de Piratuba, Dirceu Potrich, que compete ao lado do navegador de Caçador, Claudemir Hubner. “A etapa de Piratuba/Ipira foi uma prova muito bem elaborada, com as médias muito justas. Quem não veio perdeu um grande teste de navegação e pilotagem”, comenta Dirceu.

Pela Graduados, a dupla de Joaçaba formada por pai piloto e filho navegador, Elói Petry e Naor Petry, também venceu as duas etapas da prova e está na liderança da competição, porém, apenas com seis pontos de vantagem para o segundo colocado. “A prova estava muito técnica, com médias compatíveis com o terreno e praticamente 100% do tempo em pistas com muitos balaios. Tudo isso exigiu muito dos navegadores e do carro, principalmente em retomadas de velocidade”, aponta Naor.

Na categoria Turismo/Jeep, a dupla de Ipira, Cristiano Riffel e Mauro Ilhacos, garantiu o segundo lugar na prova. Com os resultados do sábado, a classificação geral da competição conta ainda com outras duas duplas da região brigando pelo título da categoria. Ari Tondin e André Tondin, dupla formada por pai e filho de Piratuba, lidera o campeonato com quatro pontos de vantagem para Guilherme Ody e Luiz Surdi, de Capinzal.

Na prova de Piratuba e Ipira, 12 carros brigaram pelo pódio da Novatos o navegador vencedor do dia foi Deivid Giacometi, de Capinzal, que compete ao lado do piloto Fábio Francisco Dalpaz, de Rio do Sul-SC. “Foi uma prova muito técnica, dificultando bastante para nós navegadores e principalmente na nossa categoria que não temos tanta experiência”, diz Deivid.

Na categoria destinada aos iniciantes no esporte, um grid de 25 carros movimentou a competição até agora e apenas três pontos separam os dois primeiros colocados. Após três provas, Juliano Matzenbacher e André Felipe Hachmann, de Piratuba, lideram a categoria Novatos e agora buscam o título na última prova do ano que acontece em Joaçaba no dia 17 de novembro.

Compromisso ambiental

A especificação Carbon Free está ligada ao compromisso ambiental dos competidores e patrocinadores da Copa Scherer 4x4. Todo o carbono emitido pelos veículos é neutralizado por meio do plantio de árvores nativas. A atividade muitas vezes é realizada ainda em meio à prova. A cada 100 quilômetros percorridos por veículo, a organização garante que uma árvore seja plantada.

Calendário 2018

CAPINZAL* | 28 de abril
TANGARÁ | 23 de junho
PIRATUBA | 8 de setembro
JOAÇABA* | 17 de novembro

Acompanhe tudo o que acontece na Copa Scherer 4x4 Carbon Free através das mídias sociais da competição, pelo Facebook no endereço facebook.com/copascherer4x4carbonfree e pelo Instagram no perfil @copascherer4x4carbonfree e fique por dentro das novidades sobre a prova.

*Em 2018, as etapas de Capinzal e de Joaçaba são válidas pelo Campeonato Catarinense de Rally Regularidade 4x4.

A Copa Scherer 4x4 Carbon Free tem supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e da Federação de Automobilismo de Santa Catarina (Fauesc), organização da West Eventos 4x4 Carbon Free e realização dos jeep clubes de Capim Dourado, Vale do Vinho, Piratuba/Ipira e Jeep Club do Vale do Rio do Peixe. O patrocínio é de Scherer Autopeças, Mahle Original, Filtros Tecfil, Sabó, Motorkote e Monroe Amortecedores.

Confira abaixo os pódios completos da prova de Ipira/Piratuba:

PÓDIO MASTER (Piloto/Navegador)⠀⠀⠀⠀⠀⠀

1º Leandro Riffel (Piratuba-SC) e Michael da Silveira Masson (Capinzal-SC)
2º Dirceu Potric (Piratuba-SC) e Claudemir Hubner (Caçador-SC)

PÓDIO GRADUADOS (Piloto/Navegador)

1º Elói Petry e Naor Petry (Joaçaba-SC)
2º Lauro “Papael” Gomes (Itapema-SC) e Alexandre Rech (Caxias do Sul-RS)

PÓDIO TURISMO/JEEP (Piloto/Navegador)

1º Carlos Alberto Volpato (Tubarão-SC) e Maurício Ibrahim (Chapecó-SC)
2º Cristiano Riffel e Mauro Ilhacos (Ipira-SC)
3º Ari Tondin e André Tondin (Piratuba-SC)
4º Guilherme Ody e Luiz Surdi (Capinzal-SC)

PÓDIO NOVATOS (Piloto/Navegador)

1º Fábio Francisco Dalpaz (Rio do Sul-SC) e Deivid Giacometi (Capinzal-SC)
2º Alexandre Júnior Bilibio e Édipo Bonetti (Luzerna-SC)
3º Juliano Matzenbacher e André Felipe Hachmann (Piratuba-SC)
4º Camile Piccoli Hertz e Camila Beal (Fraiburgo-SC)
5º José Andrade Júnior e Bernardo Schaefer Andrade (Piratuba-SC)

Texto: Aline Ben da Costa/Comunicação 4x4

Outras Notícias

Fininho é o novo técnico da AEP Termas de Piratuba Futsal

O ex-jogador de Futsal, Paulo Sérgio Lira Goés, conhecido como Fininho, é o novo treinador da AEP Termas de Piratuba ...

Profissionais da saúde recebem treinamento sobre dengue em Piratuba

Febre alta de início inesperado, seguido de cefaleia, náuseas, vômitos, além de dores abdominais. Estes são os primei...

Serginho Schiochet não é mais técnico da AEP Piratuba

O técnico Serginho não está mais no comando da AEP Termas de Piratuba Futsal. A saída foi confirmada pela diretoria d...

19ª Edição da Festa Cabocla de Zonalta acontece dia 05 de maio

O evento surgiu entre amigos da família Vargas e Beloto, entre outros incentivadores, na tentativa de manter os costu...