Foto: PM/Divulgação

PM se manifesta sobre caso onde um homem tentou agredir policiais com facão e foi morto

Por volta das 05h40min da madrugada deste domingo, 16, na avenida Getúlio Vargas, entre as ruas 7 de Setembro e Guaporé, centro de Chapecó, em frente a uma casa noturna, houve uma ocorrência onde um indivíduo preliminarmente identificado como um homem de 49 anos foi a óbito após atentar contra a vida de policiais militares com um facão. Dois policiais militares ficaram feridos, um passou por cirurgia, mas não corre perigo e outro ferido levemente.

Segundo a PM, todos os escalonamentos de força (uso progressivo) foram usados, conforme é possível verificar em vários vídeos que circulam nas redes sociais. Após tentativas de verbalização (conversar com o autor, tentando convencer ele a largar o facão e se entregar), uso de arma de choque elétrico incapacitante (Sparck - Cópia da conhecida "Taser"), que não surtiu efeito e, também do uso de arma com munição menos letal, calibre 12 com borracha, não houve opções a não ser usar de armamento letal como última alternativa.

COMO DE DERAM OS FATOS

Uma guarnição da Radiopatrulha fazia rondas pelo centro da cidade, quando ao passar pelo local, foi acionada por pessoa que passavam pela rua, que relatavam que um homem, portando um facão, estava ameaçando outras pessoas. Rapidamente a guarnição foi até o local, onde chegando, em frente a uma casa de shows, local onde estavam muitos jovens, localizou o suspeito.

A Guarnição tentou convencer incessantemente o autor para largar o facão, sem sucesso. Neste momento, um policial militar que estava de folga (camisa branca, calça preta) também chegou no local e devido a grande quantidade de pessoas, ficou fazendo a segurança das costas da guarnição. Sem sucesso em convencer o cidadão a largar o facão, foi solicitado apoio de outra guarnição que estivesse equipada com arma de choque incapacitante, Sparck, que se fez presente e, após nova tentativa de convencer o cidadão a largar o facão, sem sucesso, foi realizado um disparo com a Sparck, que não surtiu efeito.

Além de não surtir o efeito esperado, que acabaria com a ocorrência, o autor ainda foi para cima dos policiais, fato que levou outro policial a realizar um disparo com arma calibre 12, com munição de borracha, o que também não parou o autor, que foi para cima dos policiais. Um dos militares, ao recuar, acabou por se desequilibrar e caindo, momento em que o autor avançou com golpes de facão na clara intenção de matar o policial, acertando de raspão a cabeça do policial, que mesmo caído, em legítima defesa, realizou disparos de arma de fogo contra o autor, sem sucesso na neutralização.

O policial que estava de folga e apoiando os colegas, ao perceber que o colega estava em iminente risco de vida, ainda assim não teve como primeira atitude atirar, e sim puxou o autor que, a partir daí perseguiu o policial de folga tentando acertá-lo com o facão, o ferindo na mão. O policial, mesmo fugindo, conseguiu realizar disparos em sua defesa, vindo a, em fim, neutralizar o autor.

O policial que se desequilibrou e caiu, sendo vítima de golpes de facão por parte do autor, ficou com ferimentos leves na cabeça, provocados pelo facão, além disso, tragicamente, acabou também atingido, na perna, por um dos disparos que um terceiro colega realizou contra o autor da agressão, na intenção de parar o agressor. Esse policial foi socorrido, passou por cirurgia e felizmente passa bem. O policial ferido na mão também passa bem sem sequelas.

O Samu foi acionado para socorro ao autor do fato, mas nada mais pôde fazer. O local foi isolado, a perícia e a Polícia Civil também foram informadas para realizar seus trabalhos.

O AUTOR

Foi preliminarmente identificado como um homem de 49 anos, mas ainda será apurada a confirmação, pois não tem registros anteriores no sistema, nem de cadastro nem identidade, sendo seu número de identidade do DF, constando como natural de Coronel Freitas.

Fonte: POLÍCIA MILITAR
A.M

Outras Notícias

Confusão em Ipira: Briga, Dano e Posse de Arma Branca Mobilizam Polícia

Por volta das 19h de ontem, 14 de abril, a Polícia Militar atendeu ocorrência envolvendo vias de fato, dano, posse de...

Idoso é assaltado e agredido em Piratuba

Um idoso de 89 anos foi vítima de assalto e agressão na tarde de ontem, 11, em Piratuba. Conforme relatou, três homen...

Polícia identifica suspeito de furto em Piratuba

Por volta das 14h30min de ontem, 10 de abril, a Polícia Militar foi informada de um furto ocorrido em estabelecimento...

Polícia Militar investiga perda e uso indevido de cartão de crédito em Ipira

Por volta das 21 horas de ontem, 10 de abril, a Polícia Militar foi acionada para investigar uma situação de perda de...