TJSC aumenta pena de motorista de Audi que se envolveu em acidente com morte de Tainá Sepp Bavaresco

Concórdia – O Tribunal de Justiça de Santa Catarina ampliou a pena de David Tesses Neto, que se envolveu em um acidente com morte na Rua Senador Atílio Fontana, próximo da BRF.

De acordo com a nova decisão, os desembargadores ampliaram para 2 anos e 8 meses de prisão, substituída por multa de 50 salários mínimos em favor dos parentes da vítima e prestação de serviços à comunidade pelo tempo da condenação. Ele também teve aumentado o período de suspensão de dirigir.

A vítima Tainá Sepp Bavaresco não resistiu aos ferimentos após o AUDI/A5 colher a vítima na pista contrária. Ela ficou internada por um período, mas morreu alguns dias depois da colisão. O Ministério Público de Concórdia denunciou o motorista por homicídio culposo, que ocorre quando não se verifica que tinha a intenção de matar, mas agiu com imprudência, negligência ou imperícia.

Após a produção de provas tanto pelo Ministério Público quanto pela defesa, a Vara Criminal de Concórdia acolheu o entendimento do MP e condenou David à pena de 2 anos, 2 meses e 20 dias de prisão, substituída por multa de 50 salários mínimos e prestação de serviços à comunidade, além da suspensão do direito de dirigir.

A defesa do réu então recorreu ao Tribunal de Justiça, pedindo a absolvição do acusado por falta de provas ou, pelo menos, a diminuição da pena de David e da indenização fixada. O MPSC manifestou-se contrário aos pedidos da defesa.

Além disso, o MP, por meio do Promotor de Justiça Fabrício Pinto Weiblen, recorreu contra a decisão do Juiz, requerendo o aumento da pena, em razão de diversas circunstâncias do crime, a exemplo do fato de que o acusado se encontrava sob a influência de álcool e muito acima da velocidade máxima permitida, além de ter transitado na contramão por cerca de 40 metros antes da colisão.

O MP pediu aumento de pena também pelo fato de que a vítima tinha apenas 20 anos de idade, de modo que tinha quase toda a sua vida pela frente. Por fim, o MP pediu o aumento de pena também porque o acusado, com sua conduta, causou perigo a diversas pessoas que transitavam no local.

O TJSC, ao analisar os recursos no dia 27 de setembro de 2018, rejeitou as alegações da defesa e acolheu em parte as do MP, de modo que aumentou a pena para 2 anos e 8 meses de prisão, substituída por multa de 50 salários mínimos em favor dos parentes da vítima e prestação de serviços à comunidade pelo tempo da condenação, além de aumentar o período de suspensão da CNH.

O TJSC ainda reconheceu que o acusado estava acima da velocidade permitida, sob influência de álcool e que transitou na contramão da direção. Todavia, entendeu que a pouca idade da vítima não poderia servir para aumentar a pena do condenado. De outro lado, acolheu o entendimento do MP de que o acusado causou risco a diversas pessoas no local, razão pela qual aumentou a pena.

Além disso, rejeitou o pedido da defesa de diminuição da multa de 50 salários mínimos, pois, seguindo o entendimento do MP, decidiu que há provas de que o acusado tem boas condições econômicas, em razão de sua profissão e do veículo que conduzia (avaliado em quase 150 mil reais).

Ressalte-se que a multa de 50 salários mínimos será destinada à família da vítima e que consiste apenas em valor mínimo a título de danos causados pelo crime. Assim, poderá a família, se quiser, requerer indenização maior em processo cível, sem prejuízo do valor mínimo já fixado no processo criminal.
A decisão é passível de recurso.

ATUAL FM
A.M

Outras Notícias

Confusão em Ipira: Briga, Dano e Posse de Arma Branca Mobilizam Polícia

Por volta das 19h de ontem, 14 de abril, a Polícia Militar atendeu ocorrência envolvendo vias de fato, dano, posse de...

Idoso é assaltado e agredido em Piratuba

Um idoso de 89 anos foi vítima de assalto e agressão na tarde de ontem, 11, em Piratuba. Conforme relatou, três homen...

Polícia identifica suspeito de furto em Piratuba

Por volta das 14h30min de ontem, 10 de abril, a Polícia Militar foi informada de um furto ocorrido em estabelecimento...

Polícia Militar investiga perda e uso indevido de cartão de crédito em Ipira

Por volta das 21 horas de ontem, 10 de abril, a Polícia Militar foi acionada para investigar uma situação de perda de...