Rogério Mendonça (MDB) disse que vai esperar nova legislatura

Projeto que altera o Estatuto do Desarmamento deve ser votado em 2019, diz deputado de SC

O deputado federal Rogério Peninha Mendonça (MDB-SC), autor do projeto de lei que flexibiliza o Estatuto do Desarmamento, divulgou na manhã desta segunda-feira (5) que vai tentar retardar a votação da proposta neste ano. De acordo com ele, a decisão foi tomada durante uma conversa com o presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL).

Dentre todas as ideias já propostas para flexibilizar ou revogar o Estatuto do Desarmamento, a de Peninha é a que está em fase mais adiantada na Câmara dos Deputados. O projeto está pronto para ser analisado no Plenário. Caso aprovado, passará pelo Senado e, se não houver mudanças, seguirá, na sequência, para a sanção ou veto presidencial.

De acordo com Peninha, a decisão foi tomada para esperar que os novos deputados eleitos tomem posse. A expectativa é de que os próximos parlamentares tenham perfil mais conservador. Para ele, isso poderia dar mais chances de a proposta ser aprovada a partir de 2019.
"Se forçássemos a barra para votar esse ano, haveria risco de a proposta ser rejeitada - e um trabalho de 6 anos iria pelo ralo. A composição do novo Congresso é mais conservadora. Com os novos deputados, as chances de aprovarmos o PL 3722 são bem maiores", escreveu em uma rede social.

Entenda o projeto

Se aprovado, o projeto de Peninha vai flexibilizar o Estatuto do Desarmamento, o qual determina, principalmente, que apenas agentes de forças de segurança pública podem ter o porte de armas legais. Para outros cidadãos, a possibilidade de andar armado nas ruas é altamente restrita, embora possível.

Com a proposta de Peninha, no entanto, o acesso às armas fica mais fácil. Atualmente, para comprar uma arma, é preciso ter, no mínimo, 25 anos de idade. Já o porte só é permitido para quem comprove, junto à Polícia Federal, a necessidade funcional ou o fato de viver sob uma situação de risco à própria vida.

A ideia do deputado catarinense é permitir a compra a partir de 21 anos e o porte depois dos 25. Há também novas regulamentações para quem quiser colecionar armas, que não constam no atual Estatuto do Desarmamento. O projeto de lei pode ser consultado na íntegra, no site da Câmara.

Fonte: Diário Catarinense
A.M

Outras Notícias

Oito cidades de Santa Catarina terão provas do Concurso Público Nacional Unificado

Terminam nesta sexta-feira (9/2) as inscrições para o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) e até agora 1,5 milh...

Santa Catarina vai reativar Escola de Conselhos

Santa Catarina vai reativar a Escola de Conselhos, órgão responsável pela formação de conselheiros tutelares e profis...

IPVA 2024 em Santa Catarina inicia nesta quarta-feira 10/01

O Governo estadual de Santa Catarina divulgou nos últimos dias as datas para o IPVA 2024, com os vencimentos começand...

DERRETIMENTO DE CALOTAS DE GELO ACENDE ANTIGO ALERTA PARA COSTA DE SC; ENTENDA

O degelo na Antártica atingiu o maior nível desde 1979, apontou uma pesquisa divulgada pelo NSIDC (Centro Nacional de...