Animal foi pescado no rio Jauru, em Alcinópolis, no interior de Mato Grosso do Sul. Dias antes, pescador fisgou outro peixe de 57 kg.

Mecânico pesca Jaú de 70 kg um dia antes da Piracema em MS: 'É maior que minha mulher. Vai virar peixada'

É hoje ou somente no ano que vem. Foi com esse pensamento que muitos pescadores saíram pelos rios de Mato Grosso do Sul neste domingo (4), último dia antes do início da Piracema - período que vai até o dia 28 de fevereiro e que limita a pesca no estado. É caso do mecânico Sueliton Freitas, de 30 anos, que pescou um Jaú de 70 kg e de 1,62 m em Alcinópolis, a 303 km de Campo Grande.

Sueliton conta que saiu cedo de casa, no último domingo (4), com a esposa Uzaila e com um grupo de amigos. Eles foram pescar no rio Jauru, que fica perto do município. O mecânico disse que usou molinete e isca viva para pegar o "peixão" e precisou de muito esforço.

O mecânico ressaltou que precisou da ajuda dos três amigos para colocar o peixe dentro do barco. Em terra, o grupo pesou e mediu o Jaú. O peixe foi repartido no local pelos amigos e vai virar uma "bela" peixada, marcado para o próximo fim de semana.

Para o feito não virar "conversa de pescador", o mecânico tirou fotos do Jaú e contou que vai guardá-las para sempre. No dia 7 de setembro, Sueliton já tinha pego um outro Jaú de 57 kg.

Outro caso
No mesmo dia, porém no Rio Aquidauana. Bruno Girotto pescava com um amigo quando, no final da tarde, percebeu que havia fisgado algo, só não imaginava que seria o maior peixe que já pescou: um surubim, de 31 kg.

"Ele era muito grande, fiquei uns 15 minutos 'brigando' com o peixe na água, ele era muito forte e estava me puxando, minha linha ia acabar, tive que entrar até uma altura no rio. Sorte que passou um barco e pedi ajuda. Foi Deus que mandou aquele barco, os amigos me ajudaram a tirar ele da água", conta.

Pesca está proibida a partir desta segunda (5)
De acordo com o tenente-coronel Enenilson Queiroz, da Polícia Militar Ambiental (PMA), explicou que, até o último domingo, a modalidade de pesca em que o Sueliton pegou era permitida, porém, a partir de 00h01 desta segunda (5), a pesca foi proibida em todos os rios que cortam Mato Grosso do Sul.


É o início do período de proteção da Piracema, época reprodutiva para a maioria das espécies de peixes das duas bacias do Estado (Paraná e Paraguai). Este período vai até o dia 28 de fevereiro de 2019, em todos os rios de MS.

Segundo a PMA, a partir desta segunda, a estratégia de fiscalização será modificada, já que não haverá pescadores nos rios, exceto aqueles que poderão praticar pesca de subsistência e científica, devidamente autorizadas. A fiscalização será mais intensa em pontos em que são vulneráveis à pesca predatória, como cachoeiras e corredeiras. Em alguns pontos, serão montados postos fixos com policiais 24 horas.

Nas regiões de fronteira, a fiscalização será feita com uma lancha em Corumbá, onde equipes vão revezar a cada 7 ou 10 dias na fiscalização preventiva e repressiva, especialmente na área de fronteira com o Paraguai e Bolívia, tanto no rio Paraguai, como no rio Apa e seus afluentes. Será também fiscalizada a região de divisa com o estado de Mato Grosso, pelo Rio São Lourenço e Piquiri além da área no entorno do Parque Nacional do Pantanal.

G1
A.M

Fotos

Outras Notícias

Correios abre inscrições para o 53º Concurso Internacional de Cartas na quarta

Escolas públicas e privadas de todo o Brasil podem realizar, a partir da próxima quarta-feira (21), as inscrições par...

SÃO CARLOS RECEBE A SEGUNDA EDIÇÃO DO RALLY TERRA VERDE

São Carlos – a cerca de 240km de São Paulo –, volta a ser a cidade do automobilismo off-road. Importante polo industr...

GOVERNO REVOGA PORTARIA SOBRE TRABALHO DO COMÉRCIO NOS FERIADOS

O Ministério do Trabalho e Emprego irá revogar a portaria 3.566, publicada na semana passada, que retomava a necessid...

ARTISTA DE CIRCO MORRE APÓS QUEDA DE MOTO EM TREINO RADICAL EM GO

Em Senador Canedo (GO), um artista de circo morreu após sofrer uma queda de moto durante o treino de manobras radicai...