Bombeiros preparam guarda-vidas para o verão em SC

A temporada de verão está chegando e os cursos para formação e recertificação de guarda-vidas nas praias e balneários do Estado estão a todo vapor. Na praia de Palmas, em Governador Celso Ramos, as manhãs têm começado cedo e com muito trabalho para a formação de mais uma turma de guarda-vidas civis.

O coordenador do curso, Soldado BM Thiago Cardoso Macedo, explica que a carga horária é enxuta, mas dá tempo o suficiente para preparar os voluntários para as ações que vão encontrar nas praias, em auxílio aos militares. “Na grade curricular são realizadas instruções e treinamentos práticos sobre socorro de pessoas vitimas de afogamentos, resgate de pessoas, orientações a banhistas e relações humanas. Hoje estamos realizando a aula sobre uso de pranchões para resgates e salvamentos aquáticos”.

A praia de Palmas, a maior de Governador Celso Ramos, na alta temporada, tem até 8 guarda-vidas civis contratados. As demais praias da região, Calheiros, São Miguel, Praia de Cordas, Praia Grande e Tinguá, de dois a três por dia.

A atuação dos guarda-vidas civis acontece por meio de contratação temporária e o serviço é efetuado sempre em apoio ao dos militares. A empresária Micheli Zanin, do ramo alimentício, é natural de São Miguel do Oeste, mas mora na região há alguns anos. Ela abriu mão dos afazeres na hamburgueria para se dedicar ao curso de guarda-vidas civil. “Foi um funcionário que me falou do curso. Gostei tanto que me inscrevi e pretendo intercalar os dias de guarda-vidas na praia com as atividades na hamburgueria. Estou me esforçando para passar em todas as provas”, comemora.

Já para Carlos Eduardo Martini, a inspiração para o curso vem de berço. Neto de Bombeiro Militar aposentado, ele disse que cresceu tendo o avô como exemplo para a família. “No verão, ele sempre trabalhava nas praias e só voltava para casa à noite, contando as histórias dos salvamentos que fez”, disse. Natural de Biguaçu e estudante de Educação Física, Carlos pretende atuar pela primeira vez na temporada como guarda-vidas civil.

Até o início da Operação Veraneio, entre recertificações (atualizações de guarda-vidas) e novos formações, o Corpo de Bombeiros Militar pretende colocar à disposição do Estado cerca de 2 mil guarda-vidas civis prontos para atuarem durante o verão. O coronel BM Ceśar de Assumpção Nunes, Comandante da 1° Região Bombeiro Militar, explica que a Operação Veraneio é dividida em fases, na pré, na temporada e na pós temporada. “Estamos agora na pré-temporada quando os guarda-vidas são acionados para as praias nos finais de semana de sol e com movimento na faixa de areia. Obviamente que, com as proximidades das férias escolares e recesso do serviço público, a tendência é aumentar o movimento e a quantidade de efetivo disponível”, disse.

Fonte: Corpo de Bombeiros
A.M

Outras Notícias

Oito cidades de Santa Catarina terão provas do Concurso Público Nacional Unificado

Terminam nesta sexta-feira (9/2) as inscrições para o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) e até agora 1,5 milh...

Santa Catarina vai reativar Escola de Conselhos

Santa Catarina vai reativar a Escola de Conselhos, órgão responsável pela formação de conselheiros tutelares e profis...

IPVA 2024 em Santa Catarina inicia nesta quarta-feira 10/01

O Governo estadual de Santa Catarina divulgou nos últimos dias as datas para o IPVA 2024, com os vencimentos começand...

DERRETIMENTO DE CALOTAS DE GELO ACENDE ANTIGO ALERTA PARA COSTA DE SC; ENTENDA

O degelo na Antártica atingiu o maior nível desde 1979, apontou uma pesquisa divulgada pelo NSIDC (Centro Nacional de...